Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2480
Type: Monografia
Title: Metodologias de ensino no ensino das ciências da natureza
Author: Petry, Ana Paula
First advisor: Nogueira, Sandra Vidal
metadata.dc.contributor.referee1: Leite, Fabiane de Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Ferrera , Tiago Silveira
Resume: As metodologias de ensino utilizadas pelos professores em sala de aula podem ser muitas, e veem no sentido de qualificar a prática docente e tornar os conteúdos motivadores aos alunos, significando desta forma o processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, essas metodologias precisam ser pensadas e refletidas, e muitas vezes, modificadas pelos professores visando atender as demandas dos alunos, adequando-se a cada contexto e situação. O preparo das aulas, assim como as metodologias selecionadas para tratar os conteúdos curriculares demandam, entre outras coisas preparo dos professores, mediação e discussão do processo de ensino junto aos alunos no intuito de refletir sobre e melhor forma de trabalhar no contexto de cada turma, e de cada ambiente escolar. O processo de ensino e aprendizagem dependen muito do caráter individual do professor e a organização das aulas deve corresponder sempre aos objetivos esperados. Dessa forma o objetivo deste trabalho é analisar a utilização de diferentes metodologias de ensino descritas na Revista de Ensino de Biologia - Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBIO), comparando os dados referentes a essas metodologias e avaliando-as quando aos índices de aprendizagem, quanto ao padrão linearmente tradicional, além de verificar àquelas mais utilizadas pelos professores. Para tanto será conduzida em uma perspectiva qualitativa em forma de revisão bibliográfica, através de análise dos dados e de diversas informações coletadas na Revista de Ensino de Biologia - Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBIO) a respeito das mais diversas metodologias de ensino utilizadas no ensino das Ciências, sendo descritas e apresentadas de forma a descrever as possibilidades de ensino existentes na área das ciências. Verificamos no que se refere ao ensino de Ciências que o processo metodológico de professores vem sendo modificado e transcendendo os métodos tradicionais de ensino, perpassando para as mais variadas abordagens de conteúdos e propostas de atividades, sendo que, muito disso se deve a formação continuada de professores e principalmente as discussões e melhorias desses profissionais em nível de formação inicial.
Abstract: The teaching methodologies used by the teachers in the classroom are many, and they see in the sense of qualifying the teaching practice and make the contents motivating the students, meaning in this way the process of teaching and learning. However, these methodologies need to be thought and reflected, and often modified by teachers to meet the demands of the students, adapting to each context and situation. The preparation of the classes, as well as the methodologies selected to treat the curricular contents demand, among other things, teacher preparation, mediation and discussion of the teaching process with the students in order to reflect on the best way to work in the context of each class, and of each school environment. The teaching and learning process depends very much on the individual character of the teacher and the organization of the classes must always correspond to the expected objectives. In this way, the objective of this work is to analyze the use of different teaching methodologies described in the Biology Teaching Journal - Brazilian Association of Teaching of Biology (SBEnBIO), comparing the data referring to these methodologies and evaluating them when learning, linearly traditional pattern, as well as to verify the ones most used by teachers. To do so, it will be conducted in a qualitative perspective in the form of a bibliographical review, through data analysis and various information collected in the Journal of Biology Teaching - Brazilian Association of Teaching of Biology (SBEnBIO) regarding the most diverse teaching methodologies used in the science teaching, being described and presented in order to describe the possibilities of teaching in the area of sciences. We verified with regard to Science teaching that the methodological process of teachers has been modified and transcending the traditional methods of teaching, going through to the most varied approaches of contents and proposals of activities, and much of this is due to the continuous formation of teachers and especially the discussions and improvements of these professionals at the level of initial training.
Keywords: Ensino e aprendizagem
Formação continuada do professor
Educação
Ensino
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2480
Issue Date: 8-Dec-2017
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Petry.pdf481,08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.