Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2486
Tipo: Monografia
Título: A educação de jovens e adultos e a Educação Integral
Autor(es): Rodrigues, Lourdes do Prado
Primeiro Orientador: Sanceverino, Adriana Regina
Resumo: Este trabalho objetiva investigar se a proposta curricular da Educação de Jovens e Adultos (EJA) contribui para a promoção da Educação Integral sem a ampliação da jornada de quatro horas, considerando que a proposta pedagógica da EJA foi pensada para atender a um público cujo perfil seria de estudantes trabalhadores. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico e documental, caracterizado pela abordagem qualitativa. Resultados apontam para a compreensão de que a Educação Integral constitui-se numa ação educativa estratégica, visando garantir o desenvolvimento integral dos educando(a)s que vivem nesta contemporaneidade repleta de transformações, que acontecem tanto no âmbito da produção de conhecimentos quanto nas relações sociais entre as diferentes gerações e vivências culturais e com suas respectivas formas de comunicação. Contudo, o trabalho vem problematizando tais estratégias e garantias, uma vez que nos remete a alguns questionamentos, quais sejam: Como desenvolver a Educação Integral na EJA numa jornada de quatro horas/aula? Qual a carga horária mais adequada para atender às especificidades desta Modalidade de Ensino, na perspectiva da Educação Integral? O ensino regular com a carga horária atual continua sendo atrativo e interessante para os estudantes ou não será este um dos fenômenos condicionantes de tanta migração para a EJA? Por outro lado, também questionamos se a redução de 50% da carga horária da EJA é a mais adequada no momento em que se aposta na adesão à Educação Integral com ampliação de tempo. Essas inquietações temáticas vêm acompanhando nossa trajetória como profissional da educação que se reconhece como alguém que caminha numa perspectiva emancipatória.
Abstract/Resumen: Este trabajo pretende investigar si la propuesta curricular de la educación de jóvenes y adultos (EJA) contribuye a la promoción de una educación Integral sin la expansión del viaje de cuatro horas, considerando que la propuesta pedagógica de la EJA fue diseñado para satisfacer a un público cuyo perfil serían trabajadores de estudiante. Se trata de un estudio de carácter bibliográfico y documental, caracterizado por un enfoque cualitativo. Punto de resultados para la comprensión de la Educación Integral constituye una acción estratégica educativa, con el objetivo de garantizar el desarrollo integral de los alumno (s) viviendo en este mundo contemporáneo lleno de transformaciones, que ocurren tanto en el marco de la producción de conocimiento y social las relaciones entre diferentes generaciones y cultural experimenta con sus respectivas formas de comunicación. Sin embargo, el trabajo es cuestionar tales estrategias y garantías, ya que nos trae un par de preguntas, a saber: ¿Cómo desarrollar la educación Integral de adultos y Educación de la juventud en un viaje de cuatro horas/classe. ¿Cuál es la carga de trabajo más adecuado para conocer las particularidades de esta modalidad de enseñanza en la perspectiva de la Educación Integral. ¿Educación regular con la carga de trabajo actual sigue siendo atractiva e interesante para los estudiantes o no es un fenómeno acondicionado de tal migración a la EJA. Por otro lado, también han cuestionado si la reducción del 50% de la carga de trabajo de la EJA es más adecuada en el momento que debe apostar al unirse a la Educación Integral con la extensión de tiempo. Estas preocupaciones temáticas vienen a lo largo de nuestra trayectoria como una formación profesional que se reconoce como alguien que camina en una perspectiva emancipadora.
Palavras-chave: Educação Integral
Educação de jovens e adultos
Currículo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2486
Data do documento: 22-Jul-2014
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Integral

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGUES.pdf639,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.