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dc.contributor.advisor1Carvalho, Rodrigo Saballa de-
dc.creatorVasques, Rosane Fátima-
dc.date2018-07-
dc.date.accessioned2019-02-28T19:39:53Z-
dc.date.available2019-02-28T19:39:53Z-
dc.date.issued2018-07-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2492-
dc.description.abstractThis analysis, based on the contributions of the Cultural Studies in Education and the studies developed by Michel Foucault, focuses on problematizing the discourses on Integral Education present in “manuals” used in teacher training. Such manuals are understood as books that bring essential concepts of a particular subject and, through these, seek to guide the actions of those who hold them. For this reason, the following works have been defined as material for analysis: Educação brasileira e(m) tempo integral (COELHO; CAVALIERE, 2002), Educação Integral no Brasil (GADOTTI, 2009), Educação Integral, Educação Cidadã: fundamentos e práticas (ANTUNES; PADILHA, 2010) e Educação Integral em Tempo Integral: estudos e experiências em processo (COELHO, 2009). Therefore, working with the concepts of discourse and governance, it was questioned which discourses are legitimated when talking about Integral Education, which advice/prescriptions are prioritized to guide the conduct of teachers and how these discourses promote a particular methodology for the operationalization of Education Integral. From the reading of these works, it was possible to observe the recurrence of discourses related to the promotion of citizenship and to the operationalization of an educating city. Thus, we defined the following units of analysis: a) concepts of Integral Education as a principle for the development of Citizenship; b) Integral Education as a living and learning experience articulated with projects in an Educating City. From the analysis, it was revealed that the pedagogic practices of education in citizenship, through relations of power and knowledge, establish supposed truths for subjecting individuals through promises of emancipation and “salvation”. It was found that the institution of an Educating City has emerged through a City Pedagogy, in which subjects, as active and engaged citizens, assume responsibility for educating in the scenario of a social project, taking as its premise a supposed citizen education.pt_BR
dc.description.resumoEsta análise, a partir das contribuições dos Estudos Culturais em Educação e dos estudos desenvolvidos por Michel Foucault, tem como foco problematizar os discursos sobre Educação Integral presentes em “manuais” utilizados na formação docente. Tais manuais são entendidos como livros que apresentam noções essenciais sobre um determinado assunto e que, através destas, buscam orientar a ação de quem os detém. Por essa razão, foram definidas as seguintes obras como material de análise: Educação brasileira e(m) tempo integral (COELHO; CAVALIERE, 2002), Educação Integral no Brasil (GADOTTI, 2009), Educação Integral, Educação Cidadã: fundamentos e práticas (ANTUNES; PADILHA, 2010) e Educação Integral em Tempo Integral: estudos e experiências em processo (COELHO, 2009). Para tanto, operando com os conceitos de discurso e governamento, questionam-se que discursos são legitimados para falar sobre a Educação Integral, quais conselhos/prescrições são priorizadas para orientar as condutas dos professores e como esses discursos promovem uma determinada metodologia de operacionalização da Educação Integral. A partir da leitura das obras, foi possível observar a recorrência de discursos relativos à promoção da cidadania e à operacionalização de uma cidade educadora. Desse modo, foram definidas as seguintes unidades de análise: a) concepções de Educação Integral como princípio para o desenvolvimento da cidadania; b) Educação Integral como vivência e experiência de aprendizagem articulada a projetos em uma Cidade Educadora. A partir das análises, foi possível perceber que as práticas pedagógicas de educação em cidadania, através de relações de poder e saber, estabelecem supostas verdades para subjetivar os sujeitos através de promessas de emancipação e “salvação”. Constatou-se que a instituição de uma Cidade Educadora tem se configurado por meio da Pedagogia de Cidade, na qual os sujeitos, como cidadãos ativos e comprometidos, assumem a responsabilidade educativa no conjunto de um projeto social, tendo como premissa uma suposta educação cidadã.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-02-13T11:53:16Z No. of bitstreams: 1 VASQUES.pdf: 585345 bytes, checksum: 4907deb0fe497745fedcbf376af1ae7e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-28T19:39:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VASQUES.pdf: 585345 bytes, checksum: 4907deb0fe497745fedcbf376af1ae7e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-28T19:39:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VASQUES.pdf: 585345 bytes, checksum: 4907deb0fe497745fedcbf376af1ae7e (MD5) Previous issue date: 2018-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectManuaispt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleCidadania e cidade educadora: problematizando discursos presentes em “manuais” de educação integralpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Especialização em Processos Pedagógicos na Educação Básica

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