Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2493
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Rodrigo Manoel Dias da-
dc.creatorCapeletti, Caroline Stelmach-
dc.date2014-07-
dc.date.accessioned2019-02-28T19:40:03Z-
dc.date.available2019-02-28T19:40:03Z-
dc.date.issued2014-07-30-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2493-
dc.description.abstractThe research entitled Programa “Mais Educação”: a political response to diagnoses of crisis in the Brazilian school? problematizes whether the Program which is our object of study, by following the recent resume of the concept of full-time integral education, consists of a political response to reports of social crisis at school. Coherent with such questioning, this paper reflects on the answer initially regarded as affirmative that was concretized through juridical changes put into practice by Programa Mais Educação. The methodological strategies used in this research were based on literature review and analysis of documents that have both instituted and regulated Programa Mais Educação, such as Inter-ministerial Norm nr.17 (2007), Reference Text for National Debate (2009), and Decree 7.083 (2010), which have stemmed from the Federal Constitution (1988) and the Educational Guidelines and Standards – LDB (1996). From this perspective, the first chapter presents some sociological approaches of school as a social institution in crisis, considering some classic writings about this theme. In the second chapter, the main historical experiences of integral education in Brazil are pointed out. In the third chapter, given the principle that the school crisis is related to society processes, a documental analysis of the proposal of integral education, i.e. Programa Mais Educação, is performed, regarding the Program as a response to the crisis in the contemporary school, and considering the legal bases that have supported it. Finally, meanings found in the Reference Text for National Debate are analyzed, such as: quality, resources, longer times and enlarged spaces, and the extrapolation of the school functions in relation to knowledge transmission, protection and assistencialism.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa denominada Programa “Mais Educação”: uma resposta política aos diagnósticos de crise da escola brasileira? problematiza se o Programa, nosso objeto de estudo, acompanhando a recente retomada do conceito de educação integral em tempo integral, consiste em uma resposta política aos relatos de crise social da escola. Coerente com esse questionamento, o trabalho apresentado reflete sobre a resposta, inicialmente considerada como afirmativa, que foi concretizada através de mudanças jurídicas, colocadas em prática com o Programa Mais Educação. As estratégias metodológicas utilizadas na pesquisa foram baseadas na revisão bibliográfica e na análise documental que institui e regulamenta o Programa Mais Educação, como a Portaria Normativa Interministerial n°17 (2007), o Texto Referência para o Debate Nacional (2009) e o Decreto 7.083 (2010), que partem da Constituição Federal (1988) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (1996). Visando essa perspectiva, em um primeiro momento do estudo, são apresentadas algumas abordagens sociológicas sobre a escola como uma instituição social em crise, recuperando leituras clássicas sobre o tema. No segundo capítulo, são apontadas as principais experiências históricas de educação integral no Brasil. No terceiro, diante do princípio de a crise da escolarização estar relacionada aos processos societários, é produzida uma análise documental da proposta indutora de educação integral, o Programa Mais Educação, como resposta à crise na escola contemporânea a partir das bases legais que o amparam. Por fim, são analisados os sentidos presentes no Texto Referência para o Debate Nacional, dentre estes: a qualidade, os recursos, tempos e espaços ampliados e o transbordamento das funções das escolas, em relação à transmissão de conhecimentos, à proteção e ao assistencialismo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-02-13T15:55:32Z No. of bitstreams: 1 CAPELETTI.pdf: 776604 bytes, checksum: 5662e1fc092b15e1061f5188482d741c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-28T19:40:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CAPELETTI.pdf: 776604 bytes, checksum: 5662e1fc092b15e1061f5188482d741c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-28T19:40:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CAPELETTI.pdf: 776604 bytes, checksum: 5662e1fc092b15e1061f5188482d741c (MD5) Previous issue date: 2014-07-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.titlePrograma “mais educação”: uma resposta política aos diagnósticos de crise da escola brasileira?pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Processos Pedagógicos na Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAPELETTI.pdf758,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.