Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2496
Type: Artigo Cientifico
Título : A embriologia em livros didáticos de biologia do ensino médio
Author: Miranda, Sabiele Netto
First advisor: Hermel, Erica do Espírito Santo
Resume: O presente trabalho tem o objetivo de analisar o conteúdo de Embriologia presente nos livros didáticos de Biologia recomendados pelo PNLEM 2007/2009, 2012 e 2015, para averiguar se estão de acordo com os sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais da área, o modo como são apresentados e a validade de seu uso no processo ensino e aprendizagem. Essa análise se dá em três etapas, de acordo com a análise de conteúdo, seguindo os preceitos éticos da pesquisa em Educação: primeiro, uma leitura exploratória buscando os capítulos sobre Embriologia; posteriormente, a classificação dos conteúdos de acordo com os parâmetros e os critérios supracitados, seguidos de contextualização, com utilização de referencial teórico. Foi possível concluir que as edições que contemplam mais adequadamente os parâmetros curriculares nacionais são o L4, L6, L8, L9 e L10, tendo uma evolução significativa na qualidade física e visual do livro ao longo do tempo. O PNLD 2007 apresentou o conteúdo adequado, mas compacto; os livros do PNLD 2012 são mais completos em relação ao de 2007; já os livros do PNLD 2015 têm o conteúdo abordado de forma adequada, são mais detalhados e completos.
Resumen : The present work has the objective of analyzing the Embryology content present in the Biology textbooks recommended by the PNLEM 2007/2009, 2012 and 2015, in order to determine if they are in agreement with those suggested by the National Curricular Parameters of the area, how they are presented and the validity of its use in the teaching and learning process. This analysis takes place in three stages, according to the content analysis, following the ethical precepts of the research in Education: first, an exploratory reading looking for the chapters on Embryology; later, the classification of the contents according to the aforementioned parameters and criteria, followed by contextualization, using theoretical reference. It was possible to conclude that the editions that more adequately contemplate the national curricular parameters are L4, L6, L8, L9 and L10, with a significant evolution in the physical and visual quality of the book over time. The 2007 PNLD presented adequate, but compact content; the PNLD 2012 books are more complete than the 2007 books; while the PNLD 2015 books have the content addressed in an appropriate way, are more detailed and complete.
Palabras clave : Ensino
Biologia
Material didático
Embriologia
Ensino médio
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2496
Fecha de publicación : 1-dic-2015
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Miranda.pdf450,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.