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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Flávia Burdzinski de-
dc.contributor.referee1Souza, Flávia Burdzinski de-
dc.contributor.referee2Milczarek, Cheila Daniane Marianof-
dc.contributor.referee3Loss, Adriana Salete-
dc.creatorCosta, Amanda Cauana Pereira da-
dc.date2019-12-11-
dc.date.accessioned2019-02-28T20:14:19Z-
dc.date.available2019-02-28T20:14:19Z-
dc.date.issued2019-02-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2503-
dc.description.resumoA presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a temática Os desafios e as especificidades da prática docente do profissional que atua na Educação Infantil, considerando que a docência na Educação Infantil têm especificidades diferentes das outras etapas da educação básica, tanto no que se refere as políticas públicas e organização das instituições, quanto a própria ação docente, que deve considerar as singularidades desta etapa a fim de assegurar o cumprimento dos direitos das crianças. Diante disso, faz-se necessário analisar e investigar como se constitui a docência na Educação Infantil, bem como, quais são os seus desafios e suas especificidades. A metodologia utilizada nesta pesquisa é de cunho qualitativo com pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa bibliográfica e documental teve como fonte livros, artigos, teses, documentos legais e pedagógicos relacionados ao tema. A produção de dados da pesquisa de campo, realizou-se a partir de um questionário online com professoras da rede pública e privada do município de Erechim-RS. No total participaram da pesquisa nove profissionais, sendo cinco professoras da rede pública e quatro da rede privada. Dessa forma, o estudo inicialmente apresentou o percurso histórico da Educação Infantil no Brasil e no município de Erechim, por meio das principais leis e políticas públicas educacionais. Em seguida, buscou-se abordar a função da Educação Infantil, o processo de construção da sua identidade educativa, o perfil profissional do docente e o contexto da ação pedagógica nesta etapa. Posteriormente é apresentada a análise propriamente dita deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com a articulação dos dados, produzidos na pesquisa de campo por meio dos questionários, com a pesquisa bibliográfica e documental, a qual originou três categorias que compõem o quarto capítulo do trabalho: Constituição da Docência na Educação Infantil, Função Social, Política e Pedagógica da Educação Infantil e Desafios da Docência no Cotidiano da Educação Infantil. Conclui-se que as respostas das professoras dialogam entre si, norteando a pesquisa para uma compreensão mais ampla, difundindo a constituição da docência na Educação Infantil como um paradigma complexo e intenso. A especificidade da Educação Infantil mais presente nos resultados é o brincar. Em relação às funções, elas apontam que está relacionado ao direito da criança, aos cuidados e a sensibilidade com as crianças; já os desafios que mais aparecem nas respostas estão vinculados aos próprios colegas que na maioria das vezes não aceitam inovar e a questões de envolvimento da família, em que elas relatam que há muitas cobranças e que muitas vezes precisam suprir a carência das famílias. No que tange a continuidade do processo formativo da docência, as professoras buscam o aperfeiçoamento profissional por meio de leituras, cursos, reflexões da prática, formação continuada, entre outros. Este estudo revelou que é preciso que o docente da Educação Infantil da atualidade, esteja consciente de seu papel social e pedagógico na organização de experiências para as crianças, que a respeitem como sujeito histórico e de direitos (BRASIL, 2009). Por fim, é de suma importância continuar as pesquisas relacionadas a docência na Educação Infantil, pois tal pesquisa não se esgota, pelo contrário, só abre caminhos para outras investigações.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-02-18T14:20:06Z No. of bitstreams: 1 COSTA.pdf: 1586940 bytes, checksum: 72b092fc5f94f651bdf6b6137a92e569 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-28T20:14:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 COSTA.pdf: 1586940 bytes, checksum: 72b092fc5f94f651bdf6b6137a92e569 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-28T20:14:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 COSTA.pdf: 1586940 bytes, checksum: 72b092fc5f94f651bdf6b6137a92e569 (MD5) Previous issue date: 2019-02-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEscola particularpt_BR
dc.subjectFormação continuada do professorpt_BR
dc.titleA docência na Educação Infantil: o desafio de ser docente sem dar aulaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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