Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2504
Tipo: | Monografia |
Título: | Livros didáticos de ciências do 7º ano e a questão da educação ambiental |
Autor(es): | Oliveira, Camila Dias Alves de |
Primeiro Orientador: | Uhmann, Rosangela Ines Matos |
Primeiro membro da banca: | Bervian, Paula Vanessa |
Segundo membro da banca: | Leite , Fabiane de Andrade |
Resumo: | A presente pesquisa está configurada como Trabalho de Conclusão de Curso vinculado ao curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS. Teve por objetivo analisar os Livros Didáticos (LD) de Ciências do 7º ano do Ensino Fundamental utilizado por professores de escolas públicas quanto a forma que a Educação Ambiental (EA) é apresentada e integrada ao conteúdo. O motivo para escolha deste estudo refere-se ao meio ambiente sofrer com as atitudes e ações humanas, e com isso, a escola não pode ficar alheia dos problemas ambientais, encontrando-se nela uma das formas de esclarecimento, contribuindo para a formação de cidadãos preocupados com o ambiente, consequentemente com a própria saúde, contribuindo positivamente para a preservaçãoe prevenção. Os resultados demonstram a necessidade de trabalhar a EA como tema transversal, considerando a realidade, aumentando a inserção dos eixos temáticos propostos pelos PCNs, a exemplo de Vida e Ambiente e Ser Humano e Saúde no planejamento e desenvolvimento das aulas com foco na EA intrínsecos a saúde. |
Abstract/Resumen: | The present research is configured as a Course Completion Work linked to the Biological Sciences Degree course of the Federal University of Southern Frontier (UFFS), Campus Cerro Largo, RS. The purpose of this study was to analyze the Didactic Books (LD) of Sciences of the 7th year of Elementary School used by teachers of public schools as the way that Environmental Education (EA) is presented and integrated to the content. The reason for choosing this study refers to the environment to suffer from human attitudes and actions, and with this, the school can not be alien to the environmental problems, being in it one of the forms of clarification, contributing to the formation of citizens concerned with the environment, consequently with their own health, contributing positively to the preservation and prevention. The results demonstrate the need to work with AS as a cross - cutting theme, considering the reality, increasing the insertion of the thematic axes proposed by the PCNs, such as Life and Environment and Human Being and Health in the planning and development of the classes focused on EE intrinsic to Cheers. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Material didático Ensino Didática Análise de dados |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Cerro Largo |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2504 |
Data do documento: | 1-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Oliveira.pdf | 505,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.