Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/250
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pinton, Francieli Matzembacher-
dc.creatorAngst, Maise Cristiane Preussler-
dc.date.accessioned2017-06-06T16:56:03Z-
dc.date.available2017-06-06-
dc.date.available2017-06-06T16:56:03Z-
dc.date.issued2013-05-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/250-
dc.description.abstractForm critical readers and producers of texts efficient is one of the fundamental goals of education. In the National Curriculum (1998), it is proposed that reading and producing texts are developed appropriately and useful to the school and the student's reality. Thus, in this research, I seek to discuss the critical reading of genres specifically charge the genre and explore its potential in the teaching of the mother tongue. The choice of this genre (charge) as proposed activity occurs through communicative efficacy that it contains, as its language satisfies modes of linguistic analysis with character of modernity and universality, besides being a mode of communication that can be playful while critical, depending on their textuality. The lack of effective practice, the student basic education does not demonstrate skills with doing a type of reading that goes beyond decoding words and phrases. As a result, this research aims to present a critical review of the theoretical background for reading the charge in the context of basic education, especially in the final years of primary school. Thus, we discussed the concepts of critical reading, the definition and operation of the genre charge, as well as issues relevant to their reading and comprehension. Based on this, we attempted to present a proposal for activity with cartoons, since we understand that form a critical reader depends not only put the student to read, but to constantly practice the reading of various texts and extract from them their meaning.pt_BR
dc.description.resumoFormar leitores críticos e produtores de textos eficientes é um dos objetivos fundamentais do ensino. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), propõe-se que a leitura e a produção de textos sejam desenvolvidos de maneira adequada e útil ao universo escolar e à realidade do aluno. Assim, nesta pesquisa, busco discutir a leitura crítica dos gêneros discursivos mais especificamente o gênero charge e explorar seu potencial no ensino da língua materna. A escolha deste gênero (charge) como proposta de atividade, dá-se pela eficácia comunicativa que este contém, pois sua linguagem satisfaz os modos de análise linguística, com caráter de modernidade e universalidade, além de ser um modo de comunicação que poderá ser lúdico e ao mesmo tempo crítico, dependendo de sua textualidade. Pela falta de uma prática eficaz, o aluno da educação básica, não demonstra habilidades com a realização de um tipo de leitura que vá além da decodificação de palavras e frases. Em razão disso, a presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma revisão crítica dos pressupostos teóricos para a leitura da charge no contexto da educação básica, em especial, nos anos finais do ensino fundamental. Para tanto, foram discutidos os conceitos de leitura crítica, a definição e funcionamento do gênero charge, bem como os aspectos relevantes para sua leitura e compreensão. Com base nisso, buscou-se apresentar uma proposta de atividade com charges, já que entendemos que formar um leitor crítico não depende só de colocar o aluno para ler, mas sim para praticar constantemente a leitura dos vários textos e extrair deles o seu significado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-06T16:35:00Z No. of bitstreams: 1 ANGST.pdf: 342404 bytes, checksum: 78c4180cd3edd53ce0ab8a6e5f53e19d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-06T16:56:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANGST.pdf: 342404 bytes, checksum: 78c4180cd3edd53ce0ab8a6e5f53e19d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-06T16:56:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANGST.pdf: 342404 bytes, checksum: 78c4180cd3edd53ce0ab8a6e5f53e19d (MD5) Previous issue date: 2013-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectChargespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLíngua maternapt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.titleA leitura crítica da charge: implicações teóricas e metodológicaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANGST.pdf334,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.