Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/250
Type: Monografia
Title: A leitura crítica da charge: implicações teóricas e metodológicas
Author: Angst, Maise Cristiane Preussler
First advisor: Pinton, Francieli Matzembacher
Resume: Formar leitores críticos e produtores de textos eficientes é um dos objetivos fundamentais do ensino. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), propõe-se que a leitura e a produção de textos sejam desenvolvidos de maneira adequada e útil ao universo escolar e à realidade do aluno. Assim, nesta pesquisa, busco discutir a leitura crítica dos gêneros discursivos mais especificamente o gênero charge e explorar seu potencial no ensino da língua materna. A escolha deste gênero (charge) como proposta de atividade, dá-se pela eficácia comunicativa que este contém, pois sua linguagem satisfaz os modos de análise linguística, com caráter de modernidade e universalidade, além de ser um modo de comunicação que poderá ser lúdico e ao mesmo tempo crítico, dependendo de sua textualidade. Pela falta de uma prática eficaz, o aluno da educação básica, não demonstra habilidades com a realização de um tipo de leitura que vá além da decodificação de palavras e frases. Em razão disso, a presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma revisão crítica dos pressupostos teóricos para a leitura da charge no contexto da educação básica, em especial, nos anos finais do ensino fundamental. Para tanto, foram discutidos os conceitos de leitura crítica, a definição e funcionamento do gênero charge, bem como os aspectos relevantes para sua leitura e compreensão. Com base nisso, buscou-se apresentar uma proposta de atividade com charges, já que entendemos que formar um leitor crítico não depende só de colocar o aluno para ler, mas sim para praticar constantemente a leitura dos vários textos e extrair deles o seu significado.
Abstract: Form critical readers and producers of texts efficient is one of the fundamental goals of education. In the National Curriculum (1998), it is proposed that reading and producing texts are developed appropriately and useful to the school and the student's reality. Thus, in this research, I seek to discuss the critical reading of genres specifically charge the genre and explore its potential in the teaching of the mother tongue. The choice of this genre (charge) as proposed activity occurs through communicative efficacy that it contains, as its language satisfies modes of linguistic analysis with character of modernity and universality, besides being a mode of communication that can be playful while critical, depending on their textuality. The lack of effective practice, the student basic education does not demonstrate skills with doing a type of reading that goes beyond decoding words and phrases. As a result, this research aims to present a critical review of the theoretical background for reading the charge in the context of basic education, especially in the final years of primary school. Thus, we discussed the concepts of critical reading, the definition and operation of the genre charge, as well as issues relevant to their reading and comprehension. Based on this, we attempted to present a proposal for activity with cartoons, since we understand that form a critical reader depends not only put the student to read, but to constantly practice the reading of various texts and extract from them their meaning.
Keywords: Gênero discursivo
Leitura
Charges
Ensino fundamental
Língua materna
Análise linguística
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/250
Issue Date: May-2013
Appears in Collections:Especialização em Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANGST.pdf334,38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.