Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/251
Tipo: Monografia
Título: A interdisciplinaridade e o ensino de química: um olhar para propostas de ensino da região sul do país
Autor(es): Crestani, Eva Rita Machado Ferreira
Primeiro Orientador: Wenzel, Judite Scherer
Resumo: A pesquisa realizada focalizou em torno da Interdisciplinaridade. Essa temática faz parte da proposta do Curso de Pós-Graduação Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica da Universidade Federal Fronteira Sul – Campus Cerro Largo, no qual este trabalho está vinculado e se caracteriza como monografia. Para isso, o nosso olhar foi para as diferentes propostas de ensino que estão sendo desenvolvidas na região sul do País e que em seus documentos e propostas de ensino sugerem a construção interdisciplinar de pensamento, a inter-relação entre os saberes superando o ensino apenas tradicional. As propostas anteriormente referidas e que foram analisadas são a Situação de Estudo (SE) e a Unidade de Aprendizagem (UA). Ambas estão vinculadas a grupos de pesquisa e a instituições de Ensino Superior e suas ações e propostas são recorrentes em eventos da área de Ensino de Química. Aliado a isso para ampliarmos o nosso entendimento sobre aspectos de um ensino interdisciplinar na química realizamos uma análise documental em textos oficiais e não oficiais que perpassam o currículo. A metodologia de análise foi por meio da Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2011). Essa se caracteriza como uma metodologia de pesquisa hermenêutica, de natureza qualitativa, em que o pesquisador utiliza- se de textos para sua análise e esses textos constituem o corpus da pesquisa. Assim, a produção da escrita, a organização da pesquisa e a construção dos resultados se deram pela construção de metatextos num movimento de construção e reconstrução das novas aprendizagens. No processo de análise textual discursiva emergiram três categorias de análise a Colaboração, o Estímulo e a Contextualização ambas contemplando princípios importantes de um ensino interdisciplinar conforme referencial teórico adotado. A partir da análise realizada e pelas categorias que emergiram das leituras dos textos foi possível depreender nas referidas propostas de ensino importantes características da Interdisciplinaridade. Entende-se que para efetivar, ampliar metodologias de um ensino de química interdisciplinar, é importante que as propostas de ensino, como a Situação de Estudo e a Unidade de Aprendizagem sejam mais conhecidas pelos professores e que sejam objetos de pesquisa em diferentes instâncias. E ainda nesse âmbito, considerando um ensino interdisciplinar em química, reiteramos a importância de espaços qualificados de formação inicial e continuada e da continuidade de pesquisas que apontem alternativas para esse ensino.
Abstract/Resumen: The research focused about the Interdisciplinarity. This theme is part of the proposal of the Post-Graduate Interdisciplinarity and Pedagogical Practices in Basic Education, Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo Campus, where this paper is bound and is characterized as a monograph. So that, our look is toward the different teaching proposals that are being developed in the southern region of the country and in its documents and teaching proposals suggest the construction of interdisciplinary thinking, the interrelation between knowledge, overcoming the merely traditional teaching. The proposals listed above, which have been analyzed, are the Situation Study (SS) and Unit Learning (LU). Both are bound to research groups and institutions of higher education and their actions and proposals are recurring events in the area of Chemistry Teaching. Allied to this to expand our understanding about aspects of an Interdisciplinarity education in chemistry, we conducted an analysis of documents in official and unofficial texts that pervade the curriculum. The analysis methodology was through Textual Analysis of Discourse and Galiazzi proposed by Moraes (2011). This is characterized as a hermeneutic research methodology was qualitative, in which the researcher uses texts for analysis and those texts constitute the corpus of research. Thus, the product of writing, the organization of research and the construction of the results is given through the construction of a metatexts movement of construction and reconstruction of new learning. In the process of discursive textual analysis revealed three categories of analysis: The Collaboration, the Stimulus and the Context contemplating, both important principles of an interdisciplinary teaching as theoretical approach. From the analysis accomplished and the categories that emerged from the readings of the texts was possible to conclude on these proposals teaching important features of Interdisciplinarity. It is understood that to effect, extend methodologies of teaching chemistry Interdisciplinarity, is important that the education proposal as the studying situation and Learning Unit be worse known by teachers and be objects of research in different instances. And in this context, considering an interdisciplinary education in chemistry, we reiterate the importance of qualified spaces of initial and continuing education and continuing studies that show alternatives to this teaching.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Estudo de química
Unidade de aprendizagem
Ensino superior
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/251
Data do documento: Mai-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRESTANI.pdf643,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.