Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/252
Tipo: Monografia
Título: A educação física e as práticas pedagógicas em contexto escolar
Autor(es): Faganello, Andressa
Primeiro Orientador: Uhmann, Rosangela Ines Matos
Resumo: Este trabalho tem por objetivo abordar as experiências curriculares de alguns professores de Educação Física do ensino fundamental de algumas escolas estaduais, municipais e uma particular através das vivências relatadas por eles. A análise desse processo será baseada em uma entrevista semiestrutura que foi gravada, transcrita e analisada. Considerando o caminho da pesquisa, o primeiro capítulo fala sobre a metodologia utilizada e como tudo foi planejado. No segundo capítulo, são contadas as experiências de uma professora de Educação Física. E no terceiro capítulo, intitulado de: Currículo e a Educação Física, no qual apresentamos um estudo sobre a importância da Educação Física no currículo escolar no que diz respeito aos objetivos, as distorções, as possibilidades e as dificuldades encontradas, tudo através da contextualização das entrevistas feitas aos seis professores entrevistados. História da Educação Física no Brasil é o assunto do quarto capítulo, no sentido de trazer um pouco do caminho percorrido até então, em que o presente nada mais é que o reflexo e a soma do que ocorreu no passado. Para o quinto capítulo, abordamos a Educação Física na Perspectiva da Interdisciplinaridade, tendo em vista a ideia de um processo em movimento integrado em que o professor se envolve com um conjunto de vozes interlocutoras. Por fim, nas considerações finais é realizada uma reflexão sucinta e crítica sobre os capítulos devido à importância que tem aos profissionais da educação, em especial da Educação Física.
Abstract/Resumen: Este trabajo tiene por objetivo abordar las experiencias curriculares de algunos profesores de Educación Física de la Enseñanza Fundamental de algunas escuelas estaduales, municipales y una particular a través de las vivencias relatadas por ellos. El análisis de este proceso será basado en una entrevista semi estructura que fue grabada, transcrita y analizada. Considerando el camino de la pesquisa, el primer capítulo redacta sobre la metodología utilizada y como todo fue planeado. En él según capítulo, son contadas las experiencias de una profesora de Educación Física. En el tercer capítulo, nombrado de: Currículo y la Educación Física, en el cual presentamos un estudio sobre la importancia de la Educación Física en el currículo escolar en el que dice respecto a los objetivos, las distorsión, las posibilidades y las dificultades encontradas, todo a través de la contextualización de las entrevistas hechas a los seis profesores entrevistados. Historia de la Educación Física en el Brasil es el asunto del cuarto capítulo, en el sentido de traer un poco del camino recorrido hasta entonces, en que el presente nada más es que o reflejo y la suma del que ocurre en el pasado. Para el quinto capítulo, abordamos la Educación Física en la Perspectiva de la Interdisciplinaridad, teniendo en vista la idea de un proceso en movimiento integrado en que el profesor se envuelve con un conjunto de voces interlocutoras. Por fin, en las consideraciones finales es realizada una reflexión sucinta y crítica sobre los capítulos debidos la importancia que tiene a los profesionales de la educación, en especial de la Educación Física.
Palavras-chave: Educação física
Ensino fundamental
Vivências escolares
Práticas pedagógicas
Currículo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/252
Data do documento: Mai-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FAGANELLO.pdf417,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.