Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2531
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bervian, Paula Vanessa-
dc.creatorWillers, Luciane Abertol-
dc.date2015-12-01-
dc.date.accessioned2019-03-07T14:38:46Z-
dc.date.available2019-02-14-
dc.date.available2019-03-07T14:38:46Z-
dc.date.issued2015-12-01-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2531-
dc.description.abstractThis study had the objective of studying the production of Environmental Education (EA) in Teaching Biology (EB) in the last two editions of the National Meeting of Teaching Biology (ENEBIO) between the years 2012 and 2014. This year Research and documentary type qualitative and we use the content analysis procedures that comprise the pre-analysis steps; Exploitation of material; treatment and interpretation two results. Among the 897 papers published in the VI and ENEBIO Vedes, 45 papers of composition or corpus of analysis of the research, this means that 5.0% of the work is performed by the EA in the EB. We can highlight that the number of jobs in EA doubled between editions. Within the analyzed work numbers of the EA, there is a predominance of works that are addressed to basic education, teaching, semester, typologies and concerns, as areas of thematic focus. Through two indicators that we raise in our analyzes, we perceive a relevance, differentiating ourselves from different aspects of the thematic environments present in each one of the editions of ENEBIO.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo investigar a produção sobre a Educação Ambiental (EA) no Ensino de Biologia (EB), nas duas últimas edições, do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), entre os anos de 2012 e 2014. Esta pesquisa é qualitativa do tipo documental e utilizamos os procedimentos de análise temática de conteúdo que compreendem as etapas de pré-análise; exploração de material; tratamento e interpretação dos resultados. Dentre os 897 trabalhos apresentados nas VI e V edições do ENEBIO, 45 trabalhos compõem o corpus de análise da pesquisa, significa que 5,0 % dos trabalhos abordam a EA no EB. Podemos destacar que o número de trabalhos sobre EA duplicou entre as edições. Dentre os números de trabalhos de EA analisados, há um predomínio de trabalhos que se direcionam pra a Educação básica nos níveis educacionais, semelhanças nas tipologia, e as preocupações com os focos temáticos apresentados. Através dos indicadores que levantamos em nossas análises, podemos perceber a relevância, as diferenças nos trabalhos que fazem relação com as temáticas ambientais presentes nas duas edições do ENEBIO.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2019-02-14T18:30:15Z No. of bitstreams: 1 Willers.pdf: 359960 bytes, checksum: b79a1fe5d64fba97761597bf71fce91c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-07T14:38:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Willers.pdf: 359960 bytes, checksum: b79a1fe5d64fba97761597bf71fce91c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-07T14:38:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Willers.pdf: 359960 bytes, checksum: b79a1fe5d64fba97761597bf71fce91c (MD5) Previous issue date: 2015-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEncontro Nacional de Ensino de Biologiapt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleCompreendendo a educação ambiental: presente no Encontro Nacional de Ensino de Biologia (2012-2014)pt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Willers.pdf351,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.