Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2532
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Uhmann, Rosangela Ines Matos-
dc.contributor.referee1Santos, Eliane Gonçalves dos-
dc.contributor.referee2Leite, Fabiane de Andrade-
dc.creatorAlves, Ronize Carlotto-
dc.date2017-12-01-
dc.date.accessioned2019-03-07T14:39:07Z-
dc.date.available2019-02-11-
dc.date.available2019-03-07T14:39:07Z-
dc.date.issued2017-12-01-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2532-
dc.description.abstractThe Course Completion Work (TCC), as a requirement of the Licentiate in Biology, Federal University of Southern Border (UFFS), Campus Cerro Largo, RS. The articles of the consumer content are the consumer assessment on the LDES. There were 10 LDs, which were cataloged and the data were classified within the approaches: demonstration, verification and investigation. Experimentation is a reflection factor and an incentive to exchange ideas and knowledge about others, stimulating learning through group inquiry. Therefore, teaching science through experimentation with an emphasis on research is more important for the construction of knowledge, but also for the teacher, who mediates knowledge through reconstructive questioning.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa traz o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), como requisito ao Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS. E tem por objetivo analisar nos Livros Didáticos (LD) de ciências do 8º ano a questão da experimentação, de como vem sendo abordada e que tipo de experimentos são encontrados nos LDs. Foram analisados 10 LD, destes foram catalogados os dados, os quais foram classificadas dentro das abordagens: demonstração, verificação e investigação. A experimentação permite aos alunos condição de reflexão e incentivo na troca de ideias e conhecimento uns com os outros, estimulando o aprendizado por meio do questionamento em grupo. Portanto, ensinar ciências por meio da experimentação com foco na investigação (segunda categoria desta pesquisa) é extremamente importante para a construção do conhecimento, constituindo-se como estratégia imprescindível ao ensino e aprendizagem não só dos alunos, mas também do professor, esse que vai mediando o conhecimento por meio do questionamento reconstrutivo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2019-02-11T17:32:24Z No. of bitstreams: 1 Alves.pdf: 402933 bytes, checksum: 866e926e7b265499334641465ff3c4e3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-07T14:39:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Alves.pdf: 402933 bytes, checksum: 866e926e7b265499334641465ff3c4e3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-07T14:39:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alves.pdf: 402933 bytes, checksum: 866e926e7b265499334641465ff3c4e3 (MD5) Previous issue date: 2017-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLivrospt_BR
dc.titleA experimentação nos livros didáticos de ciências do 8º anopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alves.pdf393.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.