Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2532
Type: Monografia
Title: A experimentação nos livros didáticos de ciências do 8º ano
Author: Alves, Ronize Carlotto
First advisor: Uhmann, Rosangela Ines Matos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Eliane Gonçalves dos
metadata.dc.contributor.referee2: Leite, Fabiane de Andrade
Resume: A presente pesquisa traz o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), como requisito ao Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS. E tem por objetivo analisar nos Livros Didáticos (LD) de ciências do 8º ano a questão da experimentação, de como vem sendo abordada e que tipo de experimentos são encontrados nos LDs. Foram analisados 10 LD, destes foram catalogados os dados, os quais foram classificadas dentro das abordagens: demonstração, verificação e investigação. A experimentação permite aos alunos condição de reflexão e incentivo na troca de ideias e conhecimento uns com os outros, estimulando o aprendizado por meio do questionamento em grupo. Portanto, ensinar ciências por meio da experimentação com foco na investigação (segunda categoria desta pesquisa) é extremamente importante para a construção do conhecimento, constituindo-se como estratégia imprescindível ao ensino e aprendizagem não só dos alunos, mas também do professor, esse que vai mediando o conhecimento por meio do questionamento reconstrutivo.
Abstract: The Course Completion Work (TCC), as a requirement of the Licentiate in Biology, Federal University of Southern Border (UFFS), Campus Cerro Largo, RS. The articles of the consumer content are the consumer assessment on the LDES. There were 10 LDs, which were cataloged and the data were classified within the approaches: demonstration, verification and investigation. Experimentation is a reflection factor and an incentive to exchange ideas and knowledge about others, stimulating learning through group inquiry. Therefore, teaching science through experimentation with an emphasis on research is more important for the construction of knowledge, but also for the teacher, who mediates knowledge through reconstructive questioning.
Keywords: Material didático
Educação
Ensino
Livros
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2532
Issue Date: 1-Dec-2017
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alves.pdf393,49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.