Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2535
Tipo: Monografia
Título: Trabalhar e estudar: uma associação desafiadora para os jovens
Autor(es): Malacarne, Catiana
Primeiro Orientador: Ames, Maria Alice Canzi
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso elaborou-se sob o requisito parcial de aprovação no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul, tem como tema: Trabalhar e estudar: uma associação desafiadora para os jovens. O objetivo deste trabalho foi apontar as evidências relacionada à dificuldade de inserção e permanência dos jovens ao mercado de trabalho. Bem como buscou-se identificar e compreender as transformações e trajetórias destes jovens diante da necessidade de conciliar a escola e o trabalho; permeados pela escala da inserção destes ao mercado de trabalho, caracterizado por grandes desafios das políticas de emprego nos dias atuais. Este trabalho sintetiza aspectos referentes a temática, enfatizando as políticas de emprego para a juventude. A intenção maior em enfatizar as especificidades da inserção dos jovens ao mercado de trabalho permeado pelo paralelo do aprendizado nos bancos escolares é trazer experiências, situando as evoluções e dificuldades destacadas pelos pretensos trabalhadores. As principais abordagens deste estudo, foram atribuídos especialmente aos referenciais teóricos da área da Sociologia com destaque a Pierre Bourdieu e Juarez Dayrell, bem como outros pensadores, enfocando posicionamentos, ideias e noções e realidade dos estudantes pesquisados em relação à escola e os contextos laborais e profissionais. A realização desta pesquisa deu-se através de abordagens qualitativas, usando questionários abertos e através de entrevistas semiestruturadas, com estudantes de ensino médio noturno da EEB. Coronel Ernesto Bertaso, localizada no bairro São Cristóvão, no município de Chapecó – SC.
Abstract/Resumen: This Final Paper was done as a partial requirement of approval in the course of Degree in Social Sciences of the Federal University of the South Frontier, has as its theme: “Work and study: a challenging association for the young”. The main target was to point out the evidence related to the difficulty of insertion and permanence of young people in the job market, as well as seeking to identify and understand the transformations and trajectories of these young people in the face of the need to reconcile school and work. Permeated by the scale of their insertion into the job market, characterized by major challenges of today's employment policies. This paper synthesizes aspects related to the theme, emphasizing employment policies for youth. The greater intention to emphasize the specificities of the insertion of the young people in the labor market permeated by the parallel of the learning in the school’s banks is to bring experiences, placing the evolutions and difficulties highlighted by the pretentious workers. The main approaches of this study were attributed especially to the theoretical references of the area of Sociology with emphasis to Karl Marx, Pierre Juarez Dayrell, focusing on the student’s positions, ideas and notions and reality of the students researched in relation to the school and the work and professional contexts. This research was carried out through qualitative approaches, using open questionnaires and through semi-structured interviews with students of Coronel Ernesto Bertaso High School, located in the district of São Cristóvão, in the city of Chapecó - SC.
Palavras-chave: Jovens
Mercado de trabalho
Escolar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2535
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MALACARNE.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.