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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Arenhart, Livio Osvaldo-
dc.creatorMaslowski, Adriano André-
dc.date.accessioned2017-06-06T17:45:44Z-
dc.date.available2017-05-
dc.date.available2017-06-06T17:45:44Z-
dc.date.issued2013-05-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/254-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma reflexão sobre o fazer educacional. Parte do pensamento dos teóricos da Escola de Frankfurt, sua constituição enquanto método educacional que era em perspectiva interdisciplinar, até a dificuldade de se estabelecer diante da sociedade industrial. A crítica desenvolvida pelos frankfurtianos procurou mostrar que, pelo pensamento iluminista esclarecedor, passou-se a manipular os indivíduos, fazendo com que estes seguissem uma racionalidade instrumental. Nesse sentido, a vivência é manipulada pela racionalidade industrial. Esta exerce sobre indivíduos um controle, os torna unidimensionais. E isto é visível também nas práticas educacionais. Dado essa inserção da racionalidade tecnológica sobre a educação, percebe-se que estes se encontram numa pseudoformação, ou seja, dependentes de um pensamento hegemônico capitalista que os aliena. Destarte, a reflexão apresenta alternativas, que visam atingir as práticas educacionais, visando à emancipação dos indivíduos, sobretudo naquilo que tange sua liberdade e autonomia. Finalmente, é apontada a defesa de que a educação interdisciplinar em perspectiva hermenêutica/crítica é possibilidade de esperança para aqueles que se encontram alienados, dominados, excluídos da história vivendo uma complexa desesperança, fundamentando que é na própria desesperança que é preciso se afirmar constante de centelhas de esperança e, a educação pode ser este caminho.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-06T17:33:13Z No. of bitstreams: 1 MASLOWSKI.pdf: 370082 bytes, checksum: 1c7d55238ff153a99f55fd8a10f0046f (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMétodo educacionalpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEscola de Frankfurtpt_BR
dc.titleEducação interdisciplinar: possibilidade de esperança na desesperançapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica

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