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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/254
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Arenhart, Livio Osvaldo | - |
dc.creator | Maslowski, Adriano André | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-06T17:45:44Z | - |
dc.date.available | 2017-05 | - |
dc.date.available | 2017-06-06T17:45:44Z | - |
dc.date.issued | 2013-05 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/254 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o fazer educacional. Parte do pensamento dos teóricos da Escola de Frankfurt, sua constituição enquanto método educacional que era em perspectiva interdisciplinar, até a dificuldade de se estabelecer diante da sociedade industrial. A crítica desenvolvida pelos frankfurtianos procurou mostrar que, pelo pensamento iluminista esclarecedor, passou-se a manipular os indivíduos, fazendo com que estes seguissem uma racionalidade instrumental. Nesse sentido, a vivência é manipulada pela racionalidade industrial. Esta exerce sobre indivíduos um controle, os torna unidimensionais. E isto é visível também nas práticas educacionais. Dado essa inserção da racionalidade tecnológica sobre a educação, percebe-se que estes se encontram numa pseudoformação, ou seja, dependentes de um pensamento hegemônico capitalista que os aliena. Destarte, a reflexão apresenta alternativas, que visam atingir as práticas educacionais, visando à emancipação dos indivíduos, sobretudo naquilo que tange sua liberdade e autonomia. Finalmente, é apontada a defesa de que a educação interdisciplinar em perspectiva hermenêutica/crítica é possibilidade de esperança para aqueles que se encontram alienados, dominados, excluídos da história vivendo uma complexa desesperança, fundamentando que é na própria desesperança que é preciso se afirmar constante de centelhas de esperança e, a educação pode ser este caminho. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-06T17:33:13Z No. of bitstreams: 1 MASLOWSKI.pdf: 370082 bytes, checksum: 1c7d55238ff153a99f55fd8a10f0046f (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Cerro Largo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Método educacional | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Escola de Frankfurt | pt_BR |
dc.title | Educação interdisciplinar: possibilidade de esperança na desesperança | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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