Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/256
Tipo: Monografia
Título: O docente (em)cena: uma prática pedagógica interdisciplinar e artística
Autor(es): Muller, Maristela
Primeiro Orientador: Nicolay, Deniz Alcione
Resumo: No presente trabalho explora-se a docência de maneira artística e o professor em frequente convergência com o ator, pois representa constantemente outros papeis e interpreta constantemente outros saberes. Chega-se a essas constatações a partir da reflexão sobre uma prática pedagógica grupal específica, ocorrida no curso de Pós-graduação em Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas, mas também a partir da prática pessoal no dia-a-dia na escola. Como se trata, ao longo do trabalho, da explanação de uma prática ocorrida, a escrita a seguir encontra-se pontuada cronologicamente sob três principais focos de reflexão. O primeiro capítulo aponta o roteiro da pesquisa criado e que embasou teoricamente na prática docente. O segundo capítulo apresenta os principais momentos e falas ocorridas nessa prática pedagógica descrita sob a forma de uma peça teatral. Já o terceiro capítulo reflete sobre o docente em cena, quando o professor e a professora desenvolvem sua aula objetivando ensinar de maneira artística, interpretando diferentes personagens e saberes. Cabe ressaltar que são poucos os momentos que se fala diretamente em interdisciplinaridade, mas é possível perceber que ela permeou todo esse processo de pesquisa, da prática dessa pesquisa na ação docente e nas reflexões a cerca da docência.
Abstract/Resumen: In this paper we explore the artistic way of teaching and teacher in frequent convergence with the actor, as is constantly plays other roles and other knowledge constantly. Arrive at these findings from the analysis of a specific pedagogical practice group, which occurred in the course of Postgraduate Interdisciplinary and Pedagogical Practices, but also from the practice staff in to day at school. As it is, throughout the work, the explanation of a practice occurred, then the writing is punctuated chronologically under three main foci of reflection. The first chapter outlines the research created the script and that based theoretically on teaching practice. The second chapter presents the key moments and speeches occurred in this pedagogical practice described in the form of a play. The third chapter reflects on the teacher on the scene when the teacher and the teacher develop their classroom teaching aiming artistically, playing different characters and knowledge. Note that there are few moments that speak directly about interdisciplinarity, but you can see that it permeated the entire process of research, the practice of this research in teaching activities and reflections about the teaching profession.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Práticas pedagógicas
Docência
Escola
Artes
Teatro didático
Teatro educativo
Teatro escolar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/256
Data do documento: Mai-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MULLER.pdf699,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.