Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2568
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Concepções de ensino e currículo de zoologia no Brasil
Autor(es): Lenz, Guilherme
Primeiro Orientador: Hermel, Erica do Espírito Santo
Resumo: O presente estudo descreve uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), desenvolvida no Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo – RS, Brasil. Pesquisamos as concepções de ensino e de currículo presentes nos resumos publicados na seção de Ensino de Zoologia do Congresso Brasileiro de Zoologia (CBZ), organizado pela Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ), entre os anos de 2004 e 2014. Os 167 trabalhos analisados inicialmente foram separados em três categorias de análise, sendo as concepções de ensino técnico, prático e emancipatório/crítico. Quando analisamos as concepções de currículo, utilizamos as concepções: tradicionais, críticas e pós-críticas. Os resultados que obtivemos referentes a concepções expressam um ensino de Zoologia 49.1% na perspectiva técnica, 31,1% concepção prática e apenas 19,8% das concepções de ensino eram emancipatório/crítico. Quanto aos resultados das concepções de currículo, o ensino de Zoologia pode ser considerado: 85% tradicional, em seguida tivemos 12,6% de concepção crítica e por fim as concepções pós-críticas com 2,4%. Também apresentamos uma análise sobre as concepções de ensino e de currículo, promovendo um diálogo com a literatura para que os leitores possam melhor compreendê-las. Concepções estão presentes na atividade docente e tem um papel muito importante ao influenciar no ensino e aprendizado. Defendemos a ideia de que as concepções docentes não sejam fixas, neutras e imutáveis, ao contrário, sejam fluentes para que possam ser transformadas e aperfeiçoadas de acordo com o contexto escolar, cabendo ao docente pensar a própria prática, em um processo flexível de açãoreflexão- ação, buscando desenvolver um ensino de excelência, contextualizado, inovador ao longo de sua carreira e desenvolvimento profissional.
Abstract/Resumen: El presente estudio describe una investigación de Trabajo de Conclusión de Curso (TCC), desarrollada en el Curso de Graduación en Ciencias Biológicas - Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo – RS, Brasil. Investiguemos las concepciones de enseñanza y de currículo presentes en los resúmenes publicados en la sección de Enseñanza de Zoología del Congreso Brasileño de Zoología (CBZ) organizado por la Sociedad Brasileña de Zoología (SBZ), entre los años de 2004 y 2014. Los 167 trabajos analizados inicialmente fueran separados en tres categorías de análisis, siendo las concepciones de enseñanza técnica, práctica y emancipación/crítica. Cuando analizamos las concepciones de currículo, utilizamos las concepciones: tradicionales, críticas y pos-críticas. Los resultados que obtuvimos referentes a las concepciones expresan una enseñanza de Zoología 49.1% en la perspectiva técnica, 31,1% concepción práctica y apenas 19,8% de las concepciones de currículo, la enseñanza de Zoología puede ser considerado: 85% tradicional, en seguida tuvimos 12,6% de concepción crítica y por fin las concepciones pos-críticas con 2,4%. También presentamos un análisis sobre las concepciones de enseñanza y de currículo, promoviendo un dialogo con la literatura para que los lectores posan mejor comprenderlas. Concepciones están presentes en la actividad docente y tiene un papel mucho importante al influenciar en la enseñanza y el aprendizaje. Defendemos la idea de que las concepciones docentes no sean fijas, neutra e inmutables, al contrario, sean fluentes para que posan ser transformadas y perfeccionadas de acuerdo con el contexto escolar, cabiendo al docente pensar la propia práctica, en un proceso flexible de acción-reflexión-acción, buscando desenvolver una enseñanza de excelencia, contextualizada, innovadora al largo de su carrera y desenvolvimiento profesional.
Palavras-chave: Ensino
Biologia
Formação de professores
Zoologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2568
Data do documento: 1-Dez-2015
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lenz.pdf336,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.