Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2582
Tipo: Monografia
Título: Representações sobre os indígenas no oeste catarinense por meio da imprensa escrita no século XXI: análise do jornal Diário do Iguaçu
Autor(es): Rodrigues, Géssica Pinto
Primeiro Orientador: Lino, Jaisson Teixeira
Resumo: O preconceito contra as populações indígenas, prática histórica que remete ao processo de colonização iniciado no século XVI, é frequentemente percebido na região oeste de Santa Catarina, seja na inferiorização das práticas culturais e dos modos de vida dos grupos indígenas, seja na definição da dicotomia trabalhador e preguiçoso, em que estes tem sua imagem associada ao ócio e ao atraso, enquanto os descendentes de europeus são retratados como indivíduos ligados ao labor e ao progresso. Essas concepções, em sua maioria, foram formuladas no seio das disputas entre indígenas e não indígenas da região, sobretudo nos litígios referentes à demarcação de terras tradicionais. Neste sentido, a pesquisa propõe a análise das publicações do Jornal Diário do Iguaçu que tratam dos indígenas no oeste catarinense, visando compreender quais são as representações que o periódico atribui a estes povos e quais as relações entre tais publicações e os conflitos sociais por eles vivenciados. Busca-se também ressaltar as contribuições dos periódicos enquanto fonte para a pesquisa histórica e para a produção de uma história contemporânea dos grupos indígenas em uma região específica.
Abstract/Resumen: El prejuicio contra las poblaciones indígenas, práctica histórica que se refiere al proceso de colonización iniciado en el siglo XVI, es percibido frecuentemente en la región oeste de Santa Catarina, sea en la inferiorización de las prácticas culturales y de los modos de vida de los grupos indígenas, sea en la definición de la dicotomía trabajador y perezoso, en que éstos tienen su imagen asociada al ocio y al retraso, mientras que los descendientes de europeos son retratados como individuos ligados a la labor y al progreso. Esas concepciones, en su mayoría, fueron formuladas en el seno de las disputas entre indígenas y no indígenas de la región, sobre todo en los litigios referentes a la demarcación de tierras tradicionales. En este sentido, la investigación propone el análisis de las publicaciones del Periódico Diário do Iguaçu que tratan de los indígenas en el oeste catarinense, buscando comprender cuáles son las representaciones que el periódico atribuye a estos pueblos y cuáles son las relaciones entre dichas publicaciones y los conflictos sociales por ellos vivenciados. Se busca también resaltar las contribuciones de los periódicos en cuanto fuente para la investigación histórica y para la producción de una historia contemporánea de los grupos indígenas en una región específica.
Palavras-chave: Representação (Filosofia)
Povos, tribos e culturas
Pesquisa bibliográfica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2582
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGUES.pdf3,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.