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Tipo: Monografia
Título: A qualidade de vida do professor e sua interferência na qualidade de ensino
Autor(es): Polanczyk, Franciely Roberta
Primeiro Orientador: Nicolay, Deniz Alcione
Resumo: Este trabalho objetivou avaliar por meio de uma pesquisa como está a qualidade de vida dos professores de uma escola pública de educação básica, da cidade de Cerro Largo - RS. Foram avaliados 20 professores utilizando um questionário com 14 questões que serviram para avaliar a satisfação do professor com seu trabalho e com sua saúde. Dos entrevistados 100% eram do sexo feminino e todas possuem dupla ou tripla jornada de trabalho, pois cumprem tarefas domésticas quando não estão na escola; e destas 80% possui grau superior, sendo a maioria – 50% graduadas em Pedagogia. Há muitas queixas dos professores em relação a sua saúde, 60% declararam sentir algum tipo de dor física, e 100% revelaram sentir uma angustia em relação ao seu trabalho, o que as encaminha para um sintoma de stress. Outras 50% revelaram sentir problemas com a voz, pois às vezes precisam alterá-la muito para controlar alguns alunos. E todas também reclamaram que o pó de giz as causa alergias, tosse e ressecamento da pele. Conclui- se que a grande maioria dos professores entrevistados está descontente com sua profissão, por apresentarem quadros de dor, ou pelos baixos salários e pela desvalorização dos mesmos e também à falta de tempo para dedicarem-se a si próprias, uma vez que a maior parte do tempo cuidam de filhos, maridos e pais, sendo que o lazer fica quase sem tempo.
Abstract/Resumen: This study evaluated through a survey as is the quality of life of teachers in a public school of basic education, the city of Cerro Largo - RS. There were 20 teachers using a questionnaire with 14 questions that were used to assess teacher satisfaction with their work and their health. 100% of respondents were female and all have double or triple workday as meet household chores when they are not in school, and of these 80% have higher grade, the majority - 50% graduated in Pedagogy. There are many complaints from teachers in relation to their health, 60% said they feel some sort of physical pain, and 100% reported feeling a distress in relation to their work, which forwards it to a symptom of stress. Another 50% reported experiencing problems with the voice because sometimes need to change it to control very few students. And all also complained that the chalk dust to cause allergies, cough and dry skin. We conclude that the vast majority of teachers surveyed are unhappy with their profession, by presenting pictures of pain, or the low wages and the devaluation of the same and also the lack of time to devote to themselves, since most part time care for children, husbands and fathers, and the pleasure is almost out of time.
Palavras-chave: Professores
Escola pública
Educação básica
Saúde
Cerro Largo (RS)
Qualidade de vida no trabalho
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/259
Data do documento: Mai-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica

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