Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2590
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Leite, Fabiane de Andrade-
dc.creatorPetry, Débora Raquel-
dc.date2015-12-01-
dc.date.accessioned2019-03-14T20:05:48Z-
dc.date.available2019-02-14-
dc.date.available2019-03-14T20:05:48Z-
dc.date.issued2015-12-01-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2590-
dc.description.abstractThe school management processes in Brazil are characterized by the action plan and organize the insertion of educational public policies in elementary school. In this research work, we highlight the curricular restructuring of high school in Rio Grande do Sul as an important movement of educational policy that seeks to qualify the process of teaching and learning in basic education through the integration of research in the classroom. The intention of this paper is to examine how managers of state public schools of Rio Grande do Sul include the insertion of the curricular component Integrated Seminar at the Polytechnic High School, considering the implementation of this public policy status held from 2012. This If a qualitative research that shows the cooperation / participation of three state schools managers linked the 17th Regional Coordination of Education / RS. The study is a semi-structured instrument questionnaire answered by managers of schools and as a working methodology we used Bardin content analysis (2011). Through the interpretation of the data we have to contribute to an effective understanding of the challenges and possibilities of the introduction of new curriculum policies in educational systems.pt_BR
dc.description.resumoOs processos de gestão escolar no Brasil caracterizam-se pela ação de planejar e organizar a inserção das políticas públicas educacionais na escola básica. Neste trabalho de pesquisa, destacamos a reestruturação curricular do ensino médio no Rio Grande do Sul como um importante movimento de política educacional que busca qualificar o processo de ensino e aprendizagem na educação básica através da inserção da pesquisa na sala de aula. A intenção desse trabalho é analisar de que forma os gestores de escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Sul compreendem a inserção do componente curricular Seminário Integrado no Ensino Médio Politécnico, considerando a implantação dessa política pública de estado realizada a partir de 2012. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que apresenta a colaboração/participação de gestores de três escolas estaduais vinculados à 17ª Coordenadoria Regional de Educação/RS. O estudo tem como instrumento um questionário semiestruturado respondido pelos gestores das escolas e, como metodologia de trabalho, a análise de conteúdo de Bardin (2011). Por meio da interpretação dos dados, constatamos como desafios aspectos políticos, teóricos e administrativos e no que se refere as possibilidades as questões pedagógicas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2019-02-14T17:07:52Z No. of bitstreams: 1 Petry.pdf: 664763 bytes, checksum: 2d0f925d8b7c8916d8e82d755ae583a1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-14T20:05:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Petry.pdf: 664763 bytes, checksum: 2d0f925d8b7c8916d8e82d755ae583a1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-14T20:05:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Petry.pdf: 664763 bytes, checksum: 2d0f925d8b7c8916d8e82d755ae583a1 (MD5) Previous issue date: 2015-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectAdministração da educaçãopt_BR
dc.titleSeminário Integrado no Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul: Desafios da Gestão Escolarpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Petry.pdf649,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.