Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2596
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Güllich, Roque Ismael da Costa | - |
dc.creator | Person, Vanessa Aina | - |
dc.date | 2019-12-01 | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-14T20:34:10Z | - |
dc.date.available | 2019-02-14 | - |
dc.date.available | 2019-03-14T20:34:10Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-01 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2596 | - |
dc.description.abstract | The objective of this research was to analyze the teaching concepts present in logbooks narratives of science and biology teachers who participate in a group of continuing education. From the narrative content analysis, it was identified three teaching concepts: Technology, Practice and Criticism. The results show that teachers that have a technical teaching concept model, look in continuing education a method ready to solve problems found in teaching, however, teachers with practical teaching conceptions and criticism are able to establish meaningful changes in their ways of thinking / conceive education through the investigation of their own criticism. They become independent and aware of science and biology teaching process and their own academic education. | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa foi analisar as concepções de ensino presentes em narrativas de diários de bordo dos professores de Ciências e Biologia que participam de um grupo de formação continuada. A partir de análise de conteúdos das narrativas foram identificadas três concepções de ensino: Técnica, Prática e Crítica. Os resultados apontam que os professores que possuem uma concepção técnica de ensino buscam na formação continuada um método pronto para a solução de problemas encontrados no ensino, no entanto os professores que possuem as concepções prática e crítica de ensino, conseguem estabelecer transformações significativas em suas formas de conceber o ensino através da investigação da própria prática, tornam-se autônomos e conscientes sobre os processos de ensino de Ciências e Biologia e sua própria formação. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2019-02-14T17:04:25Z No. of bitstreams: 1 Person .pdf: 267503 bytes, checksum: d3c6641ee09d3eea98054946a84948ed (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-14T20:34:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Person .pdf: 267503 bytes, checksum: d3c6641ee09d3eea98054946a84948ed (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-03-14T20:34:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Person .pdf: 267503 bytes, checksum: d3c6641ee09d3eea98054946a84948ed (MD5) Previous issue date: 2019-12-01 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Cerro Largo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizafem | pt_BR |
dc.title | Concepções de educação e formação de professores de Ciências e Biologia | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Person .pdf | 261,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.