Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2596
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Güllich, Roque Ismael da Costa-
dc.creatorPerson, Vanessa Aina-
dc.date2019-12-01-
dc.date.accessioned2019-03-14T20:34:10Z-
dc.date.available2019-02-14-
dc.date.available2019-03-14T20:34:10Z-
dc.date.issued2019-12-01-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2596-
dc.description.abstractThe objective of this research was to analyze the teaching concepts present in logbooks narratives of science and biology teachers who participate in a group of continuing education. From the narrative content analysis, it was identified three teaching concepts: Technology, Practice and Criticism. The results show that teachers that have a technical teaching concept model, look in continuing education a method ready to solve problems found in teaching, however, teachers with practical teaching conceptions and criticism are able to establish meaningful changes in their ways of thinking / conceive education through the investigation of their own criticism. They become independent and aware of science and biology teaching process and their own academic education.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi analisar as concepções de ensino presentes em narrativas de diários de bordo dos professores de Ciências e Biologia que participam de um grupo de formação continuada. A partir de análise de conteúdos das narrativas foram identificadas três concepções de ensino: Técnica, Prática e Crítica. Os resultados apontam que os professores que possuem uma concepção técnica de ensino buscam na formação continuada um método pronto para a solução de problemas encontrados no ensino, no entanto os professores que possuem as concepções prática e crítica de ensino, conseguem estabelecer transformações significativas em suas formas de conceber o ensino através da investigação da própria prática, tornam-se autônomos e conscientes sobre os processos de ensino de Ciências e Biologia e sua própria formação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2019-02-14T17:04:25Z No. of bitstreams: 1 Person .pdf: 267503 bytes, checksum: d3c6641ee09d3eea98054946a84948ed (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-14T20:34:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Person .pdf: 267503 bytes, checksum: d3c6641ee09d3eea98054946a84948ed (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-14T20:34:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Person .pdf: 267503 bytes, checksum: d3c6641ee09d3eea98054946a84948ed (MD5) Previous issue date: 2019-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizafempt_BR
dc.titleConcepções de educação e formação de professores de Ciências e Biologiapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Person .pdf261,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.