Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2596
Type: | Artigo Cientifico |
Título : | Concepções de educação e formação de professores de Ciências e Biologia |
Author: | Person, Vanessa Aina |
First advisor: | Güllich, Roque Ismael da Costa |
Resume: | O objetivo desta pesquisa foi analisar as concepções de ensino presentes em narrativas de diários de bordo dos professores de Ciências e Biologia que participam de um grupo de formação continuada. A partir de análise de conteúdos das narrativas foram identificadas três concepções de ensino: Técnica, Prática e Crítica. Os resultados apontam que os professores que possuem uma concepção técnica de ensino buscam na formação continuada um método pronto para a solução de problemas encontrados no ensino, no entanto os professores que possuem as concepções prática e crítica de ensino, conseguem estabelecer transformações significativas em suas formas de conceber o ensino através da investigação da própria prática, tornam-se autônomos e conscientes sobre os processos de ensino de Ciências e Biologia e sua própria formação. |
Resumen : | The objective of this research was to analyze the teaching concepts present in logbooks narratives of science and biology teachers who participate in a group of continuing education. From the narrative content analysis, it was identified three teaching concepts: Technology, Practice and Criticism. The results show that teachers that have a technical teaching concept model, look in continuing education a method ready to solve problems found in teaching, however, teachers with practical teaching conceptions and criticism are able to establish meaningful changes in their ways of thinking / conceive education through the investigation of their own criticism. They become independent and aware of science and biology teaching process and their own academic education. |
Palabras clave : | Ensino Formação de professores Biologia Ensino e aprendizafem |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Cerro Largo |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2596 |
Fecha de publicación : | 1-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | Ciências Biológicas - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Person .pdf | 261.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.