Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2605
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | A aula com pesquisa: formação e docência de professores de ciências |
Autor(es): | Andres, Jaqueline Pinheiro |
Primeiro Orientador: | Güllich, Roque Ismael da Costa |
Resumo: | Este trabalhado foi realizado a partir de uma pesquisa qualitativa do tipo documental, através de análise relatos de experiências, escritos por licenciandos em formação, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal da Fronteira Sul com vistas a reconhecer os quais se enquadravam na perspectiva do Educar pela Pesquisa, a partir de seus pressupostos principais. Assim sendo, pesquisamos e analisamos diferentes trabalhos(25), os quais foram separados em categorias, com base no referencial do Educar pela Pesquisa, a saber: Questionamento (17:25), Construção de Argumentos (10:25) e Comunicação dos Resultados (08:25). Ao finalizar a pesquisa e análise dos trabalhos acima citados, podemos afirmar que o objetivo do projeto PIBIBCiências o qual visava qualificar os processos de formação de professores em Ciências através de movimentos de formação, reflexão e pesquisa em ambiente de formação inicial foi alcançado de forma satisfatória. Sendo que a categoria do Educar pela Pesquisa, mais frequente no relato dos licenciandos foi o questionamento. Podemos salientar ainda que foram encontradas algumas aulas que envolveram duas e até três categorias do Educar pela Pesquisa. Palavras-chave: Ensino por Investigação, Educar pela Pesquisa, Ensino de Ciências e Formação de professores. |
Abstract/Resumen: | This work was made from a qualitative documentary research by analyzing experience reports written by training degrees from the Institutional Scholarship Program of Teaching Introduction (PIBID), of the South Frontier Federal University in order to recognize which fits in “Educating by research” perspective, from its main assumptions. Therefore, we researched and analyzed different jobs separated into categories, based on the framework of Educating the search: Questioning (17:25), Arguments Building (10:25) and Communicating Results (08: 25). At the end of the work research and analysis, we can say that the goal of PIBIB Science project which aimed to qualify the teacher training processes in science through training movements, reflection and research in initial training environment has been achieved successfully. The category of Educating by Research that appeared more frequenty in students report was the questioning. We can still point out that some classes involving two or even three categories of Educating the search has been found. Keywords: Teaching by investigation, Educating by research, Science teaching and teachers formation. |
Palavras-chave: | Educação Formação continuada do professor Ensino e aprendizagem Pesquisa Formação de professores |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Cerro Largo |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2605 |
Data do documento: | 1-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andres.pdf | 719,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.