Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2608
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Rosemar Ayres dos-
dc.contributor.referee1Santos, Eliane Gonçalves dos-
dc.contributor.referee2Güllich, Roque Ismael da Costa-
dc.creatorRupp, Diane Rita-
dc.date2017-12-05-
dc.date.accessioned2019-03-14T20:58:43Z-
dc.date.available2019-02-12-
dc.date.available2019-03-14T20:58:43Z-
dc.date.issued2017-12-05-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2608-
dc.description.abstractExperimentation in teaching science and biology has contributed to the construction of scientific knowledge. Our research aimed to highlight and analyze how the use of experimentation in the teaching of Science and Biology has been approached in teaching through the experimental activities present in the papers presented at the National Meeting of Biology (ENEBIO) and Regional Meeting of Biology (EREBIO) Brazilian Association of Teaching of Biology (SBENBIO). This research is qualitative documentary type and we used the analysis procedures of MORAES in the discursive textual analysis (DTA). Among the 1774 papers presented, only 28 papers compose the corpus of the research analysis. Through the indicators we raise in our analyzes, we can see that there are many limitations of this activity, emphasizing that there are few studies that address experimental activities applied to teaching, but it is understood that it is much discussed in the meetings for the importance of this activity and that they perceive the relevance of it in teaching.pt_BR
dc.description.resumoA experimentação no ensino de Ciências e Biologia contribuiu para a construção do conhecimento científico. Nossa pesquisa objetivou evidenciar e analisar como o uso da experimentação no ensino de Ciências e Biologia vem sendo abordado no ensino através das atividades experimentais presentes nos trabalhos apresentados nos Encontros Nacional da Biologia(ENEBIO) e Encontro Regional da Biologia(EREBIO), publicados na Revista Associação Brasileira do Ensino de Biologia(SBEnBIO). Essa pesquisa é de cunho qualitativo do tipo documental e utilizamos os procedimentos de análise de MORAES na análise textual discursiva (ATD). Dentre os 1774 trabalhos apresentados, apenas 28 trabalhos compõe o corpus da análise da pesquisa. Através dos indicadores que levantamos em nossas análises, podemos perceber que existem muitas limitações dessa atividade destacando que há poucos trabalhos que direcionam para atividades experimentais aplicadas ao ensino, mas compreende-se que é muito discutida nos encontros pela importância dessa atividade e que percebem a relevância da mesma no ensino.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2019-02-12T11:29:44Z No. of bitstreams: 1 Rupp.pdf: 624588 bytes, checksum: ecf8f93578bde97bb955c2842c38000d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-14T20:58:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Rupp.pdf: 624588 bytes, checksum: ecf8f93578bde97bb955c2842c38000d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-14T20:58:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rupp.pdf: 624588 bytes, checksum: ecf8f93578bde97bb955c2842c38000d (MD5) Previous issue date: 2017-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleEnsino de ciências e biologia na educação básica: possibilidades de construção de conhecimentos através de práticas educativas experimentaispt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rupp.pdf609,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.