Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2608
Type: Monografia
Title: Ensino de ciências e biologia na educação básica: possibilidades de construção de conhecimentos através de práticas educativas experimentais
Author: Rupp, Diane Rita
First advisor: Santos, Rosemar Ayres dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Eliane Gonçalves dos
metadata.dc.contributor.referee2: Güllich, Roque Ismael da Costa
Resume: A experimentação no ensino de Ciências e Biologia contribuiu para a construção do conhecimento científico. Nossa pesquisa objetivou evidenciar e analisar como o uso da experimentação no ensino de Ciências e Biologia vem sendo abordado no ensino através das atividades experimentais presentes nos trabalhos apresentados nos Encontros Nacional da Biologia(ENEBIO) e Encontro Regional da Biologia(EREBIO), publicados na Revista Associação Brasileira do Ensino de Biologia(SBEnBIO). Essa pesquisa é de cunho qualitativo do tipo documental e utilizamos os procedimentos de análise de MORAES na análise textual discursiva (ATD). Dentre os 1774 trabalhos apresentados, apenas 28 trabalhos compõe o corpus da análise da pesquisa. Através dos indicadores que levantamos em nossas análises, podemos perceber que existem muitas limitações dessa atividade destacando que há poucos trabalhos que direcionam para atividades experimentais aplicadas ao ensino, mas compreende-se que é muito discutida nos encontros pela importância dessa atividade e que percebem a relevância da mesma no ensino.
Abstract: Experimentation in teaching science and biology has contributed to the construction of scientific knowledge. Our research aimed to highlight and analyze how the use of experimentation in the teaching of Science and Biology has been approached in teaching through the experimental activities present in the papers presented at the National Meeting of Biology (ENEBIO) and Regional Meeting of Biology (EREBIO) Brazilian Association of Teaching of Biology (SBENBIO). This research is qualitative documentary type and we used the analysis procedures of MORAES in the discursive textual analysis (DTA). Among the 1774 papers presented, only 28 papers compose the corpus of the research analysis. Through the indicators we raise in our analyzes, we can see that there are many limitations of this activity, emphasizing that there are few studies that address experimental activities applied to teaching, but it is understood that it is much discussed in the meetings for the importance of this activity and that they perceive the relevance of it in teaching.
Keywords: Material didático
Educação
Biologia
Didática
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2608
Issue Date: 5-Dec-2017
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rupp.pdf609,95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.