Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2623
Tipo: Monografia
Título: As relações entre caboclos, colonizadores e a história ambiental do oeste catarinense (1960-2018)
Autor(es): Bianchetto, Olda Gobbi dos Santos
Primeiro Orientador: Silva, Claiton Marcio da
Resumo: A pesquisa teve como objetivo, destacar as relações dos caboclos e imigrantes com o meio ambiente do Oeste Catarinense, e fundamentou-se em um debate bibliográfico e uma análise audiovisual, a partir 1960 até o presente momento. Além disso, o estudo buscou contribuir na compreensão do processo de colonização, como também focou na importância da população cabocla e imigrante na formação da sociedade. Pode-se notar, as diferenças entre esses dois grupos: o caboclo sendo criticado e expropriado de suas terras, devido seu modo de vida e costumes. Já o imigrante, visto como moderno, com visão de progresso e lucratividade por meio de todas as atividades. Porém, com a chegada da modernização econômica, muitas transformações ocorreram nas paisagens. Algumas causaram impactos ambientais irremediáveis, acarretando sérios problemas de poluição nos córregos e rios. Atualmente, existem duas versões que expressam os sentimentos desses grupos: de um lado, o caboclo, demonstrando tristeza por suas perdas e mudança de hábitos; de outro, o imigrante colonizador, sentindo-se satisfeito por suas conquistas e metas alcançadas.
Abstract/Resumen: La investigación tiene como objetivo, destacar las relaciones de los caboclos e inmigrantes con el medio ambiente del Oeste Catarinense, y se fundamentó en un debate bibliográfico y un análisis audiovisual, desde 1960 hasta el presente momento. Además, el estudio buscó contribuir en la comprensión del proceso de colonización, como también enfocó en la importancia de la población cabocla e inmigrante en la formación de la sociedad. Se puede notar, las diferencias entre estos dos grupos: el caboclo siendo criticado y expropiado de sus tierras, debido a su modo de vida y costumbres. El inmigrante, visto como moderno, con visión de progreso y rentabilidad por medio de todas las actividades. Sin embargo, con la llegada del modernismo económico, muchas transformaciones ocurrieron en los paisajes. Algunas causaron impactos ambientales irremediables, acarreando serios problemas de contaminación en los arroyos y ríos. Actualmente, existen dos versiones que expresan los sentimientos de estos grupos: por un lado, el caboclo, demostrando tristeza por sus pérdidas y cambio de hábitos; de otro, el inmigrante colonizador, sintiéndose satisfecho por sus logros y metas alcanzadas.
Palavras-chave: História
Miscigenação
Meio ambiente
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2623
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BIANCHETTO.pdf569,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.