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Type: Monografia
Title: Africanidades em livros didáticos: apontamentos de um estudo iconográfico
Author: Mantovani, Bernardo Andre
First advisor: Vicenzi, Renilda
Resume: A presente pesquisa tem como problema central entender como as imagens referentes a História da África são utilizadas em Livros Didáticos do Ensino Fundamental. Para realizar este estudo é verificado o contexto das imagens expostas e com que perspectivas essas são utilizadas, considerando sua seleção e circulação, portanto realiza também é realizado um estudo envolvendo os livros didáticos de História no Brasil atrelando às imagens das africanidades. Com isso também será considerado os parâmetros em que as fontes estão localizadas, posterior a inserção da lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da História da África e da Cultura afro-brasileira nos currículos escolares, analisando assim se essas imagens estão colaborando com as proposições desta lei. Para esta proposta monográfica, foram utilizadas três fontes históricas, sendo que estes são três livros didáticos de autores e editoras distintas, voltados ao sétimo ano do ensino fundamental e produzidos nos anos de 2014 a 2015, são ferramentas didáticas utilizadas por professores de História em instituições escolares de ensino básico em Chapecó – SC. Os aspectos metodológicos desta pesquisa recorrem à análise iconográfica, considerando a História Visual por meio de um olhar decolonial e apontamentos voltados a lei 10.639/2003. Nestes livros, foram analisadas dezesseis imagens, sendo três destas direcionadas a apresentação dos livros didáticos. Já as outras treze imagens estão voltadas a conteúdos que discutem a História da África pré-colonial ao longo de seus capítulos. Sendo assim, no primeiro capítulo foi desenvolvido um estudo sobre as facetas do livro didático, apresentando as fontes e observando suas configurações e concomitantemente realizando um estudo bibliográfico acerca do livro didático e o uso de imagens nesses, perpassando sobre a historiografia referente a lei 10.639 e o decolonialismo dialogando com referenciais sobre o ensino da História da África e o uso de imagens acerca das africanidades em livros didáticos. No segundo capítulo é realizada a análise iconográfica das imagens, onde está foi articulada considerando cinco eixos temáticos elencados sobre a História da África que se mostram presente nos três livros didáticos. A pertinência dessa pesquisa se articula sobre a necessidade de refletir a respeito desta ferramenta de ensino tão utilizada nas escolas públicas, que é transmissora de valores e produto de uma indústria cultural. A temática em que se dispõe essa análise revela um fator importante - a transposição didática do conhecimento acadêmico -, especialmente tratando-se dos autores dessas obras didáticas serem concomitantemente pesquisadores de assuntos que circundam a mesma, mostrando-se também como objetivo. Essa pesquisa expõe também uma importância para estudos voltados a lei 10.639/2003 e a influência das imagens para o alcance das proposições intrínsecas dentro desta lei: a tolerância a diversidade étnica e cultural, o reconhecimento do negro como sujeito histórico e o combate ao racismo, além de considerar o pensamento decolonial para pensar o ensino em livros didáticos.
Abstract: This research has as central problem understand how the reference images of Africa history are used in didactic books of elementary school. In order to perform this study the context of exposed images is checked and with what perspectives these are used, considering its selection and circulation, therefore a study is also carried out involving the textbooks of History in Brazil, linking the images of Africanities. This will also consider the parameters in which the sources are located, after the insertion of law 10.639/2003, which makes it mandatory to teach Africa History and AfroBrazilian Culture in school curricula, analyzing if these images are collaborating with the propositions of this law. For this monographic proposal, three historical sources were used, these beeing three textbooks of authors and different publishers, directed to the seventh year of elementary education and produced in the years of 2014 to 2015, are didactic tools used by teachers of History in institutions schools in Chapecó – SC. The methodological aspects of this research resorted to the iconographic analysis, considering the Visual History through a decolonial look and notes directed to the law 10.639/2003. In these books, sixteen images were analyzed, three of them directed the presentation of textbooks. Already the other thirteen images are focused on contents that discuss the history of pre-colonial Africa throughout its chapters. Thus, in the first chapter a study was developed on the facets of the didactic book, presenting the sources and observing their configurations and concomitantly carrying out a bibliographic study about the didactic book and the use of images in these, perpassing on the historiography referring to law 10.639 and decolonialism dialoguing with references on the teaching of African History and the use of images about Africanities in textbooks. In the second chapter the iconographic analysis of the images is performed, where it is articulated considering five thematic axes listed on the Africa History that are present in the three textbooks. The pertinence of this research is articulated on the need to reflect on this teaching tool so used in public shools, which is transmitter of values and product of a cultural industry. The thematic in which this analysis is available reveals an important factor – the didactic transposition of academic knowledge -, especially when dealing with the authors of these didactic works, they are concomitantly reaserchers of subjects that surround it, also showing itself as an objective. This reaserch also exposes an importance for studies related to law 10.639/2003 and the influence of the images to reach the intrisic propositions within this law: tolerance to ethnic and cultural diversity, recognition of the black as historical subject and the fight against racism, besides considering the decolonial thinkinig to think teaching in didactic books.
Keywords: Ensino fundamental
História da África
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2638
Issue Date: 2018
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