Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/264
Type: Monografia
Title: Filmes de animação infantil como ferramenta de educação ambiental
Author: Wolf, Nelci Maria Obadowski
First advisor: Lima, Daniela Oliveira de
Resume: Este trabalho tem por finalidade apresentar e discutir o projeto de extensão “ÂNIMA- BIO - Filmes de animação como uma ferramenta de educação ambiental para crianças” realizado pela UFFS, Campus Cerro Largo. A atividade foi baseada em cinco filmes de animação infantil: A Era do Gelo, Procurando Nemo, Madagascar, Os Sem-floresta e Wall-E e foi desenvolvida junto a três turmas de 6ª série, atual 7º ano, oriundas de duas escolas de ensino fundamental do referido município. A partir da temática do filme assistido discutiram- se diversas questões ambientais. Após a discussão, os alunos foram estimulados a elaborar desenhos e frases sobre o que mais tenha chamado a sua atenção. Foi realizada uma Mostra dos desenhos e frases na UFFS para premiação dos melhores trabalhos. Na sequência dos trabalhos, foi distribuído um questionário com diversas questões relacionadas aos filmes abordando a problemática ambiental. O questionário foi aplicado para alunos participantes do projeto e também para alunos não participantes para avaliar se o projeto foi eficaz no seu propósito. A avaliação do projeto foi feita a partir da análise do material produzido pelos alunos: (1) as frases elaboradas, (2) os desenhos produzidos e (3) o desempenho na realização do questionário, verificando e comparando os resultados dos alunos participantes e não participantes do projeto. Feito a análise do material produzido pelos alunos e pesquisa bibliográfica, pode-se dizer que o uso de filmes de animação infantil pode ser considerado uma boa ferramenta para promover a educação ambiental.
Abstract: This monography aims to present and discuss the extension project “ÂNIMA-BIO - Filmes de animação como uma ferramenta de educação ambiental para crianças”. This project was realized by students and professors of the UFFS, Cerro Largo country. The project was based on five animated movies: Ice Age; Finding Nemo; Madagascar; Over the Hedge and Wall-E. It was realized with students from the sixth grade in basic education enrolled in two public schools from Cerro Largo town. Starting from the movie framework, several environmental issues were discussed. After the general discussion, the students were stimulated to elaborate some phrases and drawings characterizing the movie part that was more important to them. Afterward all the movie exhibitions, a show of all the phrases and drawings was promoted at the UFFS physical dependencies where the most popular phrases and drawings were awarded. A questionnaire concerning all the environmental issues previous discussed was made with all the participating children and also with some no participating ones. This questionnaire had the aim to test if the project was efficient in promoting environmental conscious and knowledge. The project was globally evaluated from the analysis of the (1) children phrases and (2) drawings, and on the comparison of children performance on the questionnaire. After all these analyses and after a literature research, it is possible to affirm that animated movies are an efficient tool in promoting environmental conscious and knowledge.
Keywords: Educação ambiental
Animação infantil
Ensino fundamental
Escola básica
Meio ambiente
Consciência ambiental
Cerro Largo (RS)
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/264
Issue Date: May-2013
Appears in Collections:Especialização em Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WOLFF.pdf874.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.