Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2644
Type: Artigo Cientifico
Title: Aulas experimentais no ensino de biologia no município de Realeza-PR: um diálogo entre professores e alunos
Author: Zanon, Adriane Martins
First advisor: Garcia, Ronaldo Aurélio Gimenes
Resume: A atividade experimental em laboratório está entre as modalidades didáticas mais recomendadas pelas Diretrizes Curriculares do Paraná (2008) para o ensino de Biologia, porém, ainda são pouco utilizadas. Este trabalho objetiva analisar quais são os principais desafios e dificuldades que os professores de Biologia do Ensino Médio enfrentam para preparar e ministrar aulas experimentais em escolas da rede pública de ensino do município de Realeza – PR. Propomos verificar como são utilizadas as aulas experimentais, bem como as diferenças entre o ensino em uma escola do campo e uma escola urbana, em relação ao desenvolvimento de aulas práticas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiros semiestruturados aplicados a professores e alunos de três escolas do município. Sendo estas duas urbanas e uma do campo. Esta pesquisa possui caráter quanti-qualitativo a partir de questionários e entrevistas. Com os dados adquiridos podemos analisar que os professores pouco utilizam aulas práticas. Usando apenas em momentos que consideram indispensável, devido segundo eles, a falta de um local apropriado para aulas experimentais e número excessivo de alunos. Por meio das respostas obtidas nos questionários e nas entrevistas, gráficos comparativos foram construídos a fim de contribuir com a análise do problema da pesquisa
Abstract: The experimental activity in laboratory is more enters the didactic modalities recommended by the Curricular Lines of direction of the Paraná (2008) for the education of Biology, however, still little they are used. This objective work to analyze which is the main challenges and difficulties that the professors of Biology of average education face to prepare and to give experimental lessons in schools of the public net of education of the city of Royalty - PR. We consider to verify as the experimental lessons are used, as well as the differences between education in a school of the field and an urban school, in relation to the application of practical lessons. The data had been collected by means of interviews with semistructuralized scripts applied the professors and pupils of three schools of the city. Being these two urban and one of the field. This research possesss quanti-qualitative character from questionnaires and interviews. With the acquired data we can analyze that the professors little use practical lessons. Using only at moments that consider indispensable, due according to them, the lack of an appropriate place for experimental lessons and extreme number of pupils. By means of the answers gotten in the questionnaires and the interviews, comparative graphs had been constructed in order to contribute with the analysis of the problem of the research.
Keywords: Ensino médio
Didática
Ciências biológicas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2644
Issue Date: 2016
Appears in Collections:TCC Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ZANON.pdf180,71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.