Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2646
Tipo: Monografia
Título: Alfabetização científica como objetivo do ensino de ciências
Autor(es): Baierle, Josiani Fátima Weimer
Primeiro Orientador: Lima, Barbara Grace Tobaldini de
Resumo: A alfabetização científica é um dos objetos de investigação das avaliações externas. Por meio das informações inerente a proposta de inclusão da área de Ciências da Natureza na Prova Brasil que traz como finalidade, avaliar a alfabetização científica dos estudantes, esta pesquisa objetivou compreender como a abordagem da alfabetização científica vêm sendo trabalhada em sala de aula pelos professores de Ciências das escolas da educação básica do município de Planalto, Pr. A metodologia que retrata a abordagem do problema de pesquisa é classificada como qualitativa. Para o desenvolvimento do estudo, realizouse entrevistas com quatro professores de ciências do 9º ano do ensino fundamental das escolas estaduais do município de Planalto, Pr. As entrevistas foram analisadas com base na metodologia da Análise Textual Discursiva, no qual emergiu as seguintes categorias: Contexto escolar e sua relação com a Prova Brasil; A compreensão dos professores sobre alfabetização científica; Formação permanente. Verificou-se a necessidade de se discutir e repensar os objetivos do ensino de Ciências, afim de proporcionar o processo da alfabetização científica pois existem muitas lacunas na compreensão dessa abordagem, dessa forma ressalta-se a importância do contínuo processo de formação na carreira do profissional docente.
Abstract/Resumen: The scientific literacy is one of the objects of investigation of the extern evaluations. Through the informations inherent the proposal of inclusion of the area of Sciences of the Nature in the Proof Brazil that it brings like the finality, to value the scientific literacy of the students, this inquiry aimed to understand like the approach of the scientific literacy they are when it was worked in classroom by the teachers of Sciences of the schools of the basic education of the local authority of Planalto, Pr. The methodology that shows the approach of the problem of inquiry is classified how qualitative. For the development of the study, one carried out interviews with four teachers of sciences of the 9th year of the basic teaching of the state schools of the local authority of Tableland, Pr. The interviews were analysed on basis of the Discursive Textual Analysis, in which it surfaced the next categories: School context and his relation with the Proof Brazil; The understanding of the teachers on scientific literacy; Constant formation. There was a need to discuss and rethink the goals of science education in order to provide the process of scientific literacy as there are many gaps in the understanding of this approach thus emphasizes the importance of the continuous process of training professional career teacher.
Palavras-chave: Formação de professores
Ciências biológicas
Avaliação de desempenho
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2646
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BAIERLE.pdf444,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.