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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Franco, Gilza Maria de Souza-
dc.contributor.advisor-co1Boelter, Ruben Alexandre-
dc.creatorKonzen, Maurício Quoos-
dc.date2016-06-14-
dc.date.accessioned2019-03-26T13:52:51Z-
dc.date.available2019-03-26T13:52:51Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2654-
dc.description.abstractThe highways play a key role on the country’s social and economical development, for it’s use as an overland transportation route of people and truckloads. However she is seen as a threat to biodiversity, especially to the vertebrates. It can be considered a human action that generates extense impacts on natural environments, with direct and indirect consequences over the biota. One of the direct effects is the fragmentation of habitats that threatens several species, dividing it in little fragments and therefore restraining their movements. Another direct effect is the running over of wild animals that is considered 7 by a serie of authors as the main anthropic factor responsible for the death of wild vertebrates, overcoming the hunt.pt_BR
dc.description.resumoAs rodovias desempenham papel fundamental para o desenvolvimento social e econômico de um país, pois serve como via de transporte terrestre de pessoas e cargas. Em contrapartida as rodovias constituem uma ameaça a biodiversidade, especialmente de vertebrados. Podem ser consideradas ações humanas geradoras de impactos extensos nos ambientes naturais, com consequências diretas e indiretas sobre a biota. Um dos efeitos direto é a fragmentação de habitats que ameaça várias espécies, dividindo-o em pequenos fragmentos e assim restringindo seus movimentos. Outro efeito direto é o atropelamento de animais silvestres que é considerado por muitos autores como o principal fator antrópico responsável por morte de vertebrados silvestres, superando a caça. Analisando o efeito da fragmentação impostas pelas rodovias sobre os vertebrados silvestres se obteve o registro 118 vítimas pertencentes a quatro classes Amphibia, Reptilia, Aves e Mammalia, onde gamba-de-orelha-branca (Didelphis albiventris) foi a espécie mais atropelada, representando 36,44% do total de espécies, seguida do o teiú-açu (Tupinambis merianae) sendo a segunda espécie mais encontrada. Desta forma, esse estudo teve como objetivo avaliar o efeito da fragmentação impostas por rodovias no sudoeste do Paraná.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2019-03-25T18:44:51Z No. of bitstreams: 1 KONZEN.pdf: 488841 bytes, checksum: 79dbd8fff5be421e7970a0a9fb9846f9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-26T13:52:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KONZEN.pdf: 488841 bytes, checksum: 79dbd8fff5be421e7970a0a9fb9846f9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-26T13:52:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KONZEN.pdf: 488841 bytes, checksum: 79dbd8fff5be421e7970a0a9fb9846f9 (MD5) Previous issue date: 2019-03-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProteção ambientalpt_BR
dc.subjectInvertebradospt_BR
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.titleA morte nas estradas: efeito de borda de rodovias sobre animais silvestres de fragmentos florestais no sudoeste do Paranápt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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