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Type: Monografia
Título : A morte nas estradas: efeito de borda de rodovias sobre animais silvestres de fragmentos florestais no sudoeste do Paraná
Author: Konzen, Maurício Quoos
First advisor: Franco, Gilza Maria de Souza
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Boelter, Ruben Alexandre
Resume: As rodovias desempenham papel fundamental para o desenvolvimento social e econômico de um país, pois serve como via de transporte terrestre de pessoas e cargas. Em contrapartida as rodovias constituem uma ameaça a biodiversidade, especialmente de vertebrados. Podem ser consideradas ações humanas geradoras de impactos extensos nos ambientes naturais, com consequências diretas e indiretas sobre a biota. Um dos efeitos direto é a fragmentação de habitats que ameaça várias espécies, dividindo-o em pequenos fragmentos e assim restringindo seus movimentos. Outro efeito direto é o atropelamento de animais silvestres que é considerado por muitos autores como o principal fator antrópico responsável por morte de vertebrados silvestres, superando a caça. Analisando o efeito da fragmentação impostas pelas rodovias sobre os vertebrados silvestres se obteve o registro 118 vítimas pertencentes a quatro classes Amphibia, Reptilia, Aves e Mammalia, onde gamba-de-orelha-branca (Didelphis albiventris) foi a espécie mais atropelada, representando 36,44% do total de espécies, seguida do o teiú-açu (Tupinambis merianae) sendo a segunda espécie mais encontrada. Desta forma, esse estudo teve como objetivo avaliar o efeito da fragmentação impostas por rodovias no sudoeste do Paraná.
Resumen : The highways play a key role on the country’s social and economical development, for it’s use as an overland transportation route of people and truckloads. However she is seen as a threat to biodiversity, especially to the vertebrates. It can be considered a human action that generates extense impacts on natural environments, with direct and indirect consequences over the biota. One of the direct effects is the fragmentation of habitats that threatens several species, dividing it in little fragments and therefore restraining their movements. Another direct effect is the running over of wild animals that is considered 7 by a serie of authors as the main anthropic factor responsible for the death of wild vertebrates, overcoming the hunt.
Palabras clave : Proteção ambiental
Invertebrados
Rodovias
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2654
Fecha de publicación : 2016
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas - Licenciatura

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