Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2662
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Reichert, Janice Teresinha-
dc.creatorHammes, Aloisio Pedro-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2019-03-27T18:48:11Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-03-27T18:48:11Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2662-
dc.description.abstractIn analyzing the textbooks of Elementary Education, we realize that the content of Financial Mathematics is little mentioned. However the Commercial / Financial Mathematics, percentage, monetary system and exchange are contents that have already been contemplated since the first Santa Catarina Curricular Proposal. In the National Curricular Common Base (BNCC) recommendation, in each of the 9 years that students attend Elementary School I and II, there are Financial Education indicators which can contribute to the development of financial mathematics skills. Since financial education is a transversal theme, it is necessary to prepare and stimulate teachers to explore these contents, bringing them to the reality of the students. Regarding education levels, we observed that Financial Education is mentioned less intensely in the 6th, 7th and 8th years, for this reason we chose the 8th year to insert Financial Education as a complement content to develop a culture of planning, saving and consumption conscious. We approach basic concepts of Financial Education, which goes beyond Financial Mathematics, with the purpose of assisting students in the administration of their income, their savings and investment decisions, consumption consciously and the correct destination of the garbage produced. The activities were carried out with students from a public school in the municipality of Chapecó - SC. After carrying out the activities we can conclude that it was possible to awaken and provide in the student with curiosity and, consequently, a better understanding of the content, and this is the main objective achieved.pt_BR
dc.description.resumoAo analisar os livros didáticos do Ensino Fundamental, percebe-se que o conteúdo de Matemática Financeira é pouco mencionado. Porém a Matemática Comercial/Financeira, porcentagem, sistema monetário e câmbio são conteúdos que já são contemplados desde a 1ª Proposta curricular do Estado de Santa Catarina. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em cada um dos 9 anos em que os alunos frequentam o Ensino Fundamental I e Fundamental II, existem indicadores de Educação Financeira, os quais podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades de Matemática Financeira. Como a Educação Financeira é um tema transversal, necessita-se de professores preparados e estimulados para explorar mais estes conteúdos trazendo-os para a realidade dos alunos. Com relação aos níveis de escolaridade, observa-se que a Educação Financeira é mencionada de forma menos intensa no 6º, 7º e 8º ano, por este motivo escolheu-se o 8º ano para inserir a Educação Financeira como complementação para desenvolver uma cultura de planejamento, poupança e consumo consciente. Abordamos conceitos básicos de Educação Financeira, que vai além de Matemática Financeira, com o propósito de auxiliar os estudantes na administração dos seus rendimentos, as suas decisões de poupança e investimento, consumo de forma consciente e no destino correto do lixo produzido. As atividades foram desenvolvidas com estudantes de uma escola pública do município de Chapecó – SC. Após a realização das atividades podemos concluiu-se que foi possível despertar no aluno curiosidade e, consequentemente, proporcionar um melhor entendimento do conteúdo, sendo esse o objetivo principal alcançado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-03-27T17:40:39Z No. of bitstreams: 1 HAMMES.pdf: 2993014 bytes, checksum: 7a929744ca2f38e7216c5b8061ad6692 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-27T18:48:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HAMMES.pdf: 2993014 bytes, checksum: 7a929744ca2f38e7216c5b8061ad6692 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-27T18:48:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HAMMES.pdf: 2993014 bytes, checksum: 7a929744ca2f38e7216c5b8061ad6692 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.titleEducação financeira e o contexto escolar do estudante no ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HAMMES.pdf2,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.