Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2673
Type: Monografia
Title: Abordagem da paleontologia nos livros didáticos de biologia do ensino médio
Author: Alonço, Mayra
First advisor: Boelter, Ruben Alexandre
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Hoffmann, Marilisa Bialvo
Resume: O livro didático é uma das principais ferramentas pedagógicas utilizadas pelos docentes da Educação Básica para auxiliar na formação do aluno. Discussões acerca da qualidade dos livros didáticos têm provocado alterações significativas na produção editorial, havendo a necessidade da criação de parâmetros de qualidade que auxiliem os professores responsáveis pela aprovação das coleções vigentes aprimorarem suas escolhas. A Paleontologia é recomendada pelos PCNs como tema integrante do conteúdo de Biologia no Ensino Médio, pois contribui para a compreensão da origem e evolução da vida na terra e faz referência à composição da atmosfera, à geografia e às modificações climáticas ao longo do tempo geológico. Nesse sentido a presente pesquisa investigou os conteúdos de Paleontologia inseridos nas seguintes coleções de livros didáticos de Biologia: Novas Bases da Biologia – Editora Ática S/A , Conexões com a Biologia -Editora Moderna Ltda, Ser protagonista – Edições SM Ltda, Biologia – Editora - Saraiva AS Livreiros e Editores, Biologia – Editora AJS Ltda. Essas coleções foram recomendadas pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) com base no Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), o qual está vinculado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e ainda, que baseia-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), para escolha da coleção vigente em 2015 nas escolas públicas de Ensino Médio. Como metodologia de análise utilizou-se como base o Guia PNLD e a análise de conteúdo proposta por Bardin (2006).
Abstract: The textbook is one of the main pedagogical tools used by Basic Education teachers to assist in the education of the student. Discussions about the quality of the textbooks have provoied significant changes in editorial production, showing the necessity of quality parameters creation to guide the responsible teachers improve their choices for approving the collections. Paleontology is recommended by PCNs as an integral theme of the Biology content in high school, it contributes to understanding the origin and evolution of life on earth and refers to the composition of the atmosphere, geography and climate changes over geological time. In this sense, this research investigated the Paleontology content inserted in the following collections of textbooks Biology :Novas Bases da Biologia – Editora Ática S/A , Conexões com a Biologia -Editora Moderna Ltda, Ser protagonista – Edições SM Ltda, Biologia – Editora - Saraiva AS Livreiros e Editores, Biologia – Editora AJS Ltda. These collections were recommended by the Ministério de Educação e Cultura (MEC) based on the Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) and also on the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) to choose the current collection in a public high schools in 2015. As analysis method was used the PNLD Guide and the content was analyzed the acoording of Bardin (2006) proposal.
Keywords: Paleontologia
Ensino médio
Livro didático
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2673
Issue Date: 2015
Appears in Collections:TCC Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALONÇO.pdf459,42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.