Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2677
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Garcia, Ronaldo Aurélio Gimenes-
dc.creatorMroszkoski, Karoline Ketlhyn-
dc.date2015-06-09-
dc.date.accessioned2019-03-28T13:02:01Z-
dc.date.available2019-03-28T13:02:01Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2677-
dc.description.abstractIn the Brazilian present time the inclusive educational system is supported legally by based principles Constitutional in public politics that guarantee the equality and the diversity of the pupils, however, many times the practical ones if they distance of the foreseen legal contexts in legal documents and the governmental actions. Thus, the present work searched to understand the reality faced for the educators of education Biological Sciences that act in education publish to regulate, where it can find pupils deaf frequented the regular lessons. Evidencing the importance of the POUNDS. The procedure chosen for the development of this project was the study of case with the collection of data by means of interview semi structuralized with professors of Biological Sciences that work in regular education in the urban State Colleges of the city of Royalty in the state of the Paraná. The objective of this project was to investigate as it comes being treated the inclusion to deaf pupils in the schools by means of the education of Biological Sciences, beyond approaching as the initial formation of teaching chore with this new reality, looking for to identify to its conquests and challenges. One is about an important subject for the professors and professional futures of the education, by means of this research we search to contribute with the education of the deaf pupils.pt_BR
dc.description.resumoNa atualidade brasileira a educação inclusiva é amparada legalmente por princípios constitucionais que garantem a igualdade e a diversidade dos alunos. No entanto, muitas vezes as práticas se distanciam dos contextos legais previstos nos documentos e nas ações governamentais. Assim, o presente trabalho buscou compreender a realidade enfrentada pelos educadores do ensino de Ciências Biológicas que atuam na escola pública, onde se pode encontrar alunos surdos frequentando as aulas regulares, evidenciando assim a importância da LIBRAS. O procedimento escolhido para o desenvolvimento deste projeto foi a pesquisa qualitativa a partir da coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada com professores de Ciências Biológicas, que trabalham no ensino regular nos Colégios Estaduais urbanos do município de Realeza no estado do Paraná. Por meio dessa pesquisa buscamos contribuir com a educação dos alunos surdos. O objetivo desse projeto foi investigar como vem sendo abordada a inclusão de alunos surdos nas escolas por meio do ensino de Ciências Biológicas, além de abordar como a formação dos docentes lhes permite lidar com essa nova realidade, procurando identificar conquistas e desafios. Trata-se de um tema importante e urgente para os docentes e futuros profissionais da educação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2019-03-26T17:41:01Z No. of bitstreams: 1 MROSZKOSKI.pdf: 356397 bytes, checksum: e5867908e4c57eb6508a0479344978f3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-28T13:02:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MROSZKOSKI.pdf: 356397 bytes, checksum: e5867908e4c57eb6508a0479344978f3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-28T13:02:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MROSZKOSKI.pdf: 356397 bytes, checksum: e5867908e4c57eb6508a0479344978f3 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectLinguagem brasileira de sinaispt_BR
dc.titleO ensino de ciências biológicas para surdos: os desafios e as conquistas enfrentados pelos professores de biologia na região sudoeste do PRpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MROSZKOSKI.pdf348,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.