Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2677
Type: Artigo Cientifico
Título : O ensino de ciências biológicas para surdos: os desafios e as conquistas enfrentados pelos professores de biologia na região sudoeste do PR
Author: Mroszkoski, Karoline Ketlhyn
First advisor: Garcia, Ronaldo Aurélio Gimenes
Resume: Na atualidade brasileira a educação inclusiva é amparada legalmente por princípios constitucionais que garantem a igualdade e a diversidade dos alunos. No entanto, muitas vezes as práticas se distanciam dos contextos legais previstos nos documentos e nas ações governamentais. Assim, o presente trabalho buscou compreender a realidade enfrentada pelos educadores do ensino de Ciências Biológicas que atuam na escola pública, onde se pode encontrar alunos surdos frequentando as aulas regulares, evidenciando assim a importância da LIBRAS. O procedimento escolhido para o desenvolvimento deste projeto foi a pesquisa qualitativa a partir da coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada com professores de Ciências Biológicas, que trabalham no ensino regular nos Colégios Estaduais urbanos do município de Realeza no estado do Paraná. Por meio dessa pesquisa buscamos contribuir com a educação dos alunos surdos. O objetivo desse projeto foi investigar como vem sendo abordada a inclusão de alunos surdos nas escolas por meio do ensino de Ciências Biológicas, além de abordar como a formação dos docentes lhes permite lidar com essa nova realidade, procurando identificar conquistas e desafios. Trata-se de um tema importante e urgente para os docentes e futuros profissionais da educação.
Resumen : In the Brazilian present time the inclusive educational system is supported legally by based principles Constitutional in public politics that guarantee the equality and the diversity of the pupils, however, many times the practical ones if they distance of the foreseen legal contexts in legal documents and the governmental actions. Thus, the present work searched to understand the reality faced for the educators of education Biological Sciences that act in education publish to regulate, where it can find pupils deaf frequented the regular lessons. Evidencing the importance of the POUNDS. The procedure chosen for the development of this project was the study of case with the collection of data by means of interview semi structuralized with professors of Biological Sciences that work in regular education in the urban State Colleges of the city of Royalty in the state of the Paraná. The objective of this project was to investigate as it comes being treated the inclusion to deaf pupils in the schools by means of the education of Biological Sciences, beyond approaching as the initial formation of teaching chore with this new reality, looking for to identify to its conquests and challenges. One is about an important subject for the professors and professional futures of the education, by means of this research we search to contribute with the education of the deaf pupils.
Palabras clave : Educação inclusiva
Surdez
Linguagem brasileira de sinais
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2677
Fecha de publicación : 2015
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MROSZKOSKI.pdf348,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.