Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2692
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Martins, Cleber Ori Cuti | - |
dc.creator | Chagas, Flávia Bernardo | - |
dc.date | 2013 | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-08T20:03:03Z | - |
dc.date.available | 2019-04-08T20:03:03Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2692 | - |
dc.description.abstract | The teaching of Biology is still often approached by rote, as a mere transmission of content and this, in most cases, is decontextualized from environmental reality that surrounds the lives of students. The work aimed to analyze the ethnobiology can contribute the learning of biological knowledge, while interacting with the scientific knowledge and popular. For specific objectives the research aims to study conceptions of scientific knowledge; understand the scientific method, fueling the debate between Natural and Human Sciences; realize the contributions of popular knowledge in the social sphere; understand ethnoknowledge and ethnobiology. The research becomes important to integrate scientific knowledge with knowledge through popular ethnobiology. The data were obtained from literature review, seeking theoretical elements underpinning knowledge on the subject. When diagnosing themselves as knowing border, ethnobiology, provokes discussions about Western scientific epistemology, seeking to understand the appropriation of nature by humans, taxonomies and classifications totalizing, fostering information between Biology and everyday life. However, quantitative research should be developed assessing ethno certain areas of knowledge, in order to consolidate the theoretical foundation, construction methods and materials that allow not understand that "there is a war" between knowledge, but a closeness that will help in building multidisciplinary knowledge. | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino de Biologia ainda é frequentemente abordado de forma mecânica, como uma simples transmissão de conteúdo e este, na maioria das vezes, é descontextualizado da realidade ambiental que rodeia a vida dos educandos. O trabalho desenvolvido objetivou analisar se a etnobiologia pode contribuir na aprendizagem do conhecimento biológico, ao interagir com os conhecimentos científico e popular. Por objetivos específicos a pesquisa pretende estudar concepções sobre o conhecimento científico; compreender o método científico, fomentando o debate entre Ciências Naturais e Humanas; perceber as contribuições do conhecimento popular no âmbito social; entender o etnoconhecimento e a etnobiologia. A pesquisa realizada adquire importância por integrar os conhecimentos científicos com conhecimentos populares através da etnobiologia. Os dados foram obtidos através de revisão de literatura, buscando-se elementos teóricos que fundamentam conhecimentos sobre a temática. Ao diagnosticar-se como saber de fronteira, a etnobiologia, provoca discussões sobre a epistemologia científica ocidental, buscando entender a apropriação da natureza pelo ser humano, taxonomias e classificações totalizadoras, fomentando informações entre a Biologia e o cotidiano. Porém, pesquisas quantitativas devem ser desenvolvidas avaliando-se determinadas áreas de conhecimento ethno, de forma a consolidar o embasamento teórico, construção de metodologias e materiais didáticos que permitam compreender que não “há uma guerra” entre os conhecimentos, mas sim uma proximidade que ajudará na construção de saberes multidisciplinares. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-04-08T18:43:36Z No. of bitstreams: 1 CHAGAS.pdf: 242266 bytes, checksum: 5a3a42953e201b109909d548bf34cd84 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-04-08T20:03:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CHAGAS.pdf: 242266 bytes, checksum: 5a3a42953e201b109909d548bf34cd84 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-04-08T20:03:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CHAGAS.pdf: 242266 bytes, checksum: 5a3a42953e201b109909d548bf34cd84 (MD5) Previous issue date: 2013 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Etnobiologia | pt_BR |
dc.title | A etnobiologia na educação escolar: proposta de interação entre o conhecimento científico e popular | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Especialização em História da Ciência |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CHAGAS.pdf | 236,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.