Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2704
Tipo: Monografia
Título: A origem de todas as coisas: uma questão para a ciência e para a religião: um estudo a partir de Marcelo Gleiser e Hans Küng
Autor(es): Hentz, José Tarcízio
Primeiro Orientador: Benincá, Dirceu
Resumo: Neste trabalho busca-se analisar se a pergunta “sobre a origem de todas as coisas” pode unir e conciliar religião e ciência. Na maior parte da história humana não houve esta diferenciação e dicotomia, como acontece atualmente, entre religião e ciência. Mas, estamos diante de um novo cenário, em que há diferenciação, dicotomia e conflito de ideias. Nesse estudo analisa-se o pensamento do físico brasileiro Marcelo Gleiser (1959). Ele se considera agnóstico e fascinado pelos mistérios ocultos da Natureza e considera a religião importante para as pessoas, mas desconsidera o discurso acerca do sobrenatural. Como cientista, defende a importância do empiricamente observável e de um novo humanocentrismo. Outro autor analisado é o teólogo ecumênico suíço que atua na alemanha Hans Küng (1928), que defende a necessidade do diálogo da religião com a ciência, pois esta separação foi uma fatalidade histórica. Verifica-se que o diálogo entre religião e ciência pode acontecer em vista das questões humanas, “descentralizando” Deus. Neste diálogo, o humanocentrismo tem um caráter de responsabilidade, pois os humanos são as únicas formas de vida inteligente. Por isso têm uma responsabilidade com toda a vida da natureza.
Palavras-chave: Ciência
Religião
Filosofia
Evolução
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2704
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Especialização em História da Ciência

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HENTZ.pdf740,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.