Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2779
Type: Monografia
Título : Análise da demanda dos veículos categorizados como sedãs médios no território nacional: uma avaliação para o período de 2012 a 2018
Author: Rita, Jonas
First advisor: Mattei, Tatiane Salete
Resume: O setor automobilístico é extremamente importante para economia nacional e mundial, movimentando diversos outros setores e gerando milhares de empregos anualmente. Diversos são os modelos de veículos disponíveis para venda no mercado nacional, os quais são subdivididos em categorias, como é o caso dos sedãs médios, cuja categoria engloba veículos como o Toyota/Corolla e o Vw/Jetta. Para a venda de um veículo, a análise do comportamento do consumidor é fundamental. Muitos são os fatores que impactam na escolha final dos consumidores: taxas de juros, restrições orçamentárias e o valor médio do bem a ser adquirido, são fatores importantes para o consumidor e para todo o mercado. A presente pesquisa busca observar a relevância do setor automobilismo para economia nacional, com base nos impactos da demanda pelos veículos categorizados como sedãs médios no mercado nacional no período de janeiro de 2012 a agosto de 2018. Para tanto, busca-se contextualizar o mercado automobilístico com base na competitividade, estratégias automobilísticas e os impactos das políticas públicas em seu desenvolvimento. Da mesma forma, observa-se o comportamento dos consumidores e analisa se os fatores que, segundo os estudos macroeconômicos, influenciam na demanda do mercado. Para se chegar aos resultados da pesquisa, utilizou-se o método indutivo, com a análise de dados particulares coletados, atrelado a pesquisa bibliográfica realizada através da literatura acerca dos temas em questão, artigos, dentre outros. A natureza da pesquisa é classificada como aplicada e quantitativa, uma vez que utiliza pesquisas básicas anteriormente realizadas, com a realização de regressões capazes de determinar os impactos das variáveis selecionadas, ou seja, taxa de juros, renda, valor médio dos veículos e número de emplacamentos, na demanda de sedãs médios no Brasil durante o período de janeiro de 2012 a agosto 2018, solucionando, portanto, o problema da presente pesquisa. Assim sendo, com a coleta dos dados, o modelo de Vetores Autorregressivos (VAR) foi estimado, juntamente com a realização de outros testes estatísticos capazes de auxiliar para a obtenção dos melhores resultados.
Resumen : The automotive sector is extremely important for national and global economy, moving several other sectors and generating thousands of jobs annually. There are several models of vehicles available for sale in the domestic market, which are subdivided into categories, such as medium sedans, whose category includes vehicles such as Toyota / Corolla and Vw / Jetta. For the sale of a vehicle, the analysis of consumer behavior is critical. Many factors affect consumers' final choice: interest rates, budget constraints, and the average value of the goods to be purchased are important factors for the consumer and the entire market. The present research seeks to observe the relevance of the motor industry sector for the national economy, based on the impacts of the demand for vehicles categorized as medium sedans in the domestic market from January 2012 to August 2018. To do so, we seek to contextualize the automobile market based on competitiveness, automobile strategies and the impacts of public policies on its development. In the same way, the behavior of the consumers is observed and it analyzes if the factors that, according to the macroeconomic studies, influence in the demand of the market. In order to arrive at the results of the research, we used the inductive method, with the analysis of private data collected, linked to the bibliographical research carried out through the literature on the subjects in question, articles, among others. The nature of the research is classified as applied and quantitative, since it uses basic surveys previously performed, with the accomplishment of regressions capable of determining the impacts of the selected variables, interest rate, income, average value of vehicles and number of in the demand for medium sedans in Brazil during the period from January 2012 to August 2018, thus solving the problem of the present research. Thus, with the data collection, the Vectors Autoregressive (VAR) model was estimated, along with the performance of other statistical tests capable of helping to obtain the best results.
Palabras clave : Automóveis
Economia
Demanda
Comportamento do consumidor
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2779
Fecha de publicación : 2018
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RITA.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.