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Tipo: Monografia
Título: Banda de baile de formatura: os desafios de gestão de pessoas
Autor(es): Polli, Leondir
Primeiro Orientador: Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani
Resumo: Este estudo foi desenvolvido em uma pequena empresa no setor de entretenimento que busca levar a seus clientes satisfação através da qualidade e comprometimento de seus serviços prestados. O trabalho tem como objetivo compreender de que forma é feita a gestão de pessoas de uma banda de baile de formatura na cidade de Chapecó – SC. Nesse sentido, citam-se as competências organizacionais, que são consideradas peças-chave para alcançar o sucesso da empresa bem como o estudo em questão, as mesmas podem ser entendidas como fatores de mobilização e aplicação de conhecimentos, habilidades e atitudes. A gestão de competências visa a gerar benefícios para a empresa proporcionando a ela uma vantagem competitiva, por outro lado, procura recompensar os esforços das pessoas envolvidas nos objetivos traçados. No que se refere à utilização da metodologia para esta pesquisa pode-se dizer que quanto aos fins classifica-se como qualitativa e descritiva. Com relação aos meios, esta pesquisa é bibliográfica e um estudo de caso com observação participante. Na coleta de dados utilizou-se entrevista semiestruturada para conhecer a história, estrutura, o funcionamento e as estratégias utilizadas pela banda. Assim descobriu-se que os processos de gestão de pessoas da banda são quase que inexistentes e totalmente informais. Após, aplicouse questionário para a elaboração da descrição de cargos, encontrando-se a quantidade e os cargos existentes na organização, bem como fez-se a descrição detalhada e a especificação sumária de cada cargo existente na banda. Com base nas competências organizacionais o passo seguinte foi à fixação dos processos de gestão de pessoas para a banda, estes foram definidos como, processo de agregar pessoas, processo de aplicar pessoas, processo de recompensar pessoas, processo de desenvolver pessoas, processo de manter pessoas e processo de monitorar pessoas. Com a conclusão do estudo, viu-se a necessidade e sugeriu-se a aplicação de ferramentas que permitam auxiliar o gestor de recursos humanos em cada uma das seis etapas definidas como processos, que envolvem desde a seleção até o monitoramento de pessoas que ocupam ou pretendam ocupar uma vaga de trabalho oferecida na organização.
Abstract/Resumen: This study was developed in a small company in the entertainment sector that seeks to take its customers satisfaction through the quality and commitment of their services rendered. The objective of this work is to understand how the management of people from a graduation dance band is performed in the city of Chapecó - SC. In this sense, organizational competences are mentioned, which are considered key components to achieve the success of the company as well as the study in question, they can be understood as factors of mobilization and application of knowledge, skills and attitudes. Competency management aims at generating benefits for the company by providing it with a competitive advantage; on the other hand, it seeks to reward the efforts of the people involved in the objectives outlined. Regarding the use of the methodology for this research, it can be said that in terms of the ends it is classified as qualitative and descriptive. With regard to the means, this research is bibliographical and a case study with participant observation. In the data collection a semistructured interview was used to know the history, structure, operation and strategies used by the band. Thus it was discovered that the band's people management processes are almost non-existent and totally informal. Afterwards, a questionnaire was applied for the preparation of job descriptions, finding the quantity and positions in the organization, as well as the detailed description and the summary specification of each position in the band. Based on the organizational skills, the next step was to set the people management processes for the band, these were defined as, process of adding people, process of applying people, process of rewarding people, process of developing people, process of keeping people and the process of monitoring people. With the conclusion of the study, the need was seen and the application of tools to help the human resources manager in each of the six stages defined as processes, ranging from the selection to the monitoring of people who occupy or intend to occupy a job offer offered in the organization.
Palavras-chave: Administração de recursos humanos
Competência organizacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2781
Data do documento: 2018
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