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Tipo: Monografia
Título: Gestão da política de assistência estudantil: uma análise a partir da evasão nos cursos de graduação na UFFS Campus Chapecó
Autor(es): Orlowski, Rosemari Fatima
Primeiro Orientador: Kroth, Darlan Christiano
Resumo: A criação da UFFS faz parte da política de expansão de vagas do ensino superior do país, gerando oportunidade para que muitas pessoas pudessem frequentar um curso superior gratuito. No entanto, essa instituição vem registrando elevados índices de evasão. Por isso, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar a evasão dos cursos de graduação oferecidos pela UFFS, campus Chapecó, bem como seus principais motivos, no períodoentre2013 a 2017. A pesquisa se caracteriza, portanto, como estudo de caso e como uma pesquisa qualitativa e descritiva. Para que isso fosse possível, foram utilizados dados e informações fornecidas pela UFFS como os Relatórios de Graduação da Pró-Reitoria de Graduação e do sistema da Diretoria de Registros Acadêmicos (DRA), bem como por meio de questionários aplicados aos alunos evadidos da UFFS, campus Chapecó. Os resultados apontaram que dentre os ingressantes a maioria é do gênero feminino, na faixa etária de 18 a 24 anos e 74% são originados do estado de Santa Catarina. A evasão geral do campus Chapecó, no período analisado, foi de 41,77%,já a evasão média dos cursos ficou em 47,82%, sendo que as maiores evasões foram nos cursos de licenciatura no turno matutino, como em Ciências Sociais, Geografia e Filosofia. Entre os cursos de bacharelado, os maiores índices foram no curso de Ciência da Computação (noturno), Engenharia Ambiental (turno integral) e Ciência da Computação (matutino). Cabe destacar que os alunos que receberam auxílio socioeconômico esse índice de evasão é bem menor, 15,09%, indicando um resultado positivo da política de assistência estudantil praticada pela universidade. Em relação às causas/motivos da evasão de curso, ocorrem, principalmente, em função de trocas de cursos dentro da própria UFFS ou para cursar em outra IES pública. Os resultados apontados pela pesquisa de campo mostraram que os principais motivos da evasão são a impossibilidade de conciliar o horário de aulas e trabalho, a falta de tempo para estudar de forma extra-classe, dificuldades em acompanhar os conteúdos e problemas familiares.
Abstract/Resumen: The creation of UFFS is part of a policy of expansion of places in higher education in the country, generating opportunity for many people could attend college. However, that institution comes registering high rates of evasion. Therefore, the present work has as its main objective to analyze the circumvention of the undergraduate courses offered by UFFS, campus Chapecó, as well as their main reasons, in the period from 2013 to 2017. The research is, therefore, as a case study and as a qualitative researchand descriptive. To make this possible, we used data and information provided by UFFS as the reports of the Office of the Dean of undergraduate education and the system of academic records (DRA), as well as through questionnaires applied to students the dropouts UFFS, campus Chapecó. The results showed that among the freshmen most is of female gender, aged 18 to 24 years and 74% are sourced from the State of Santa Catarina. General avoidance of campus Chapecó, in the analyzed period was 41.77%, medium evasion of the courses was in 47.82 percent, the largest of which were in graduate courses avoidance on the day shift, as in social sciences, geography and Philosophy. Among the courses of Bachelor's degree, the highest rates were in the course of computer science (nighttime), Environmental Engineering (full-time) and computer science (newspaper). It is worth mentioning that the students who received economic aid this index of circumvention is much smaller, 15.09%, indicating a positive result of the student assistance policy practiced by the University. In relation to causes/reasons for avoidance of course occur, mainly on the basis of exchanges of courses within the UFFS or to attend in other public INSTITUTIONS of HIGHER EDUCATION. The results pointed to by field research showed that the main reasons of avoidance are the impossibility of reconciling the schedule of classes and work, lack of time to study outside of class form, difficult to follow and content problems family.
Palavras-chave: Ensino superior
Evasão escolar
Políticas públicas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2789
Data do documento: 2018
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