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Tipo: Monografia
Título: Análise comparativa de previsão de demanda: modelo geral versus modelos segmentados
Autor(es): Vanin, Renan César
Primeiro Orientador: Loreto, Éverton Miguel da Silva
Resumo: O presente estudo apresenta uma análise comparativa entre a utilização de um modelo geral versus modelos segmentados de previsão de demanda para a empresa Apti Alimentos Ltda. Esse estudo caracteriza-se como uma pesquisa aplicada de caráter quantitativo. O objetivo da pesquisa foi identificar qual é o melhor modelo de previsão considerando a segmentação das famílias de produtos com base na curva ABC e na análise do ciclo de vida dos produtos. Para tanto, inicialmente buscou-se descrever o atual método de previsão utilizado pela empresa. Na sequência, testou-se se a transformação de unidades de caixas vendidas para volume em quilogramas vendidos traz melhores resultados. A partir disso, foram testados cinco modelos de previsão de demanda e calculados os erros de previsão de cada modelo. Em seguida foi feita a agregação de produtos conforme representatividade na curva ABC e no estágio de ciclo de vida, a fim de identificar se os modelos de previsão segmentados trazem menores índices de erros que a aplicação de um modelo geral. Identificou-se que o modelo segmentado conforme o ciclo de vida apresenta menores erros, portanto, para as famílias que encontram-se em fase de crescimento e de maturidade deve-se usar o modelo aditivo de decomposição das séries temporais e o modelo de média móvel de ordem três meses para as famílias que estão na fase de declínio. Com a implantação do modelo a empresa pode ter benefícios na gestão de estoques de matérias-primas e de produtos acabados.
Abstract/Resumen: The present study presents a comparative analysis between the use of a general model versus segmented models forecasting of demand for the company Apti Alimentos Ltda. This study is characterized as an applied quantitative research. The objective of the research was to identify the best forecast model considering the segmentation of product families based on the ABC curve and the product life cycle analysis. To do so, we initially sought to describe the current forecasting method used by the company. Subsequently, it was tested whether the transformation of units from boxes sold to volume in kilograms sold yielded better results. From this, five models of demand forecasting were tested and the prediction errors of each model were calculated. Then, the aggregation of products was performed according to the representativeness of the ABC curve and the life cycle stage, in order to identify if the segmented forecast models have lower error rates than the application of a general model. It was identified that the segmented model according to the life cycle presents smaller errors, therefore, for the families that are in phase of growth and of maturity we must use the additive model of decomposition of the time series and the model of moving average of order three months for families who are in the declining phase. With the implantation of the model the company can have benefits in the management of stocks of raw materials and finished products.
Palavras-chave: Demanda
Indústria de alimentos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2790
Data do documento: 2018
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