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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Rodrigo Manoel Dias da-
dc.creatorLorenzon, Fernando Arnold-
dc.date2013-
dc.date.accessioned2019-04-23T13:36:35Z-
dc.date.available2019-04-23T13:36:35Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2806-
dc.description.abstractThis paper analyses meanings given to Heritage Education in Brazilian schooling policies. For this, we will study how the subject was introduced in the programme Mais Educação, looking at the document Guia Básico de Educação Patrimonial by Maria de Lourdes Parreiras Horta designed for the workshop of the programme and the presentation text for the mentioned program. So we will examine the concept heritage and how it is historically structured until today to analyse its articulation with political productions in the field of heritage education. With this conceptual and political analysis we begin a documental study aiming at identifying intentions and meanings given to the heritage education by the referred documents where the following analysis categories were listed: Recognition and Inclusion, Identity and Belonging, and Education and Citizenship. Finally we have noted that heritage education, its concepts and particular political productions satisfy historical demands of every social, economic and historical context.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em uma análise dos sentidos atribuídos à Educação Patrimonial nas atuais políticas de escolarização brasileiras. Para tal, será estudada a inserção da temática no Programa Mais Educação, a partir do documento de apresentação da oficina para o Programa e do Guia Básico de Educação Patrimonial, publicado por Maria de Lourdes Parreiras Horta. Neste caminho, retoma a trajetória do conceito de patrimônio e como este termo se estrutura historicamente até a contemporaneidade para que seja possível a análise de sua articulação com as produções políticas no campo da Educação Patrimonial. A partir desta análise conceitual e política, parte para o estudo documental com intuito de identificar as intencionalidades e os sentidos atribuídos à Educação Patrimonial pelos referidos documentos onde foram discriminadas as seguintes categorias de análise: Reconhecimento e Inclusão, Identidade e Pertencimento e Educação e Cidadania. Observou-se, por fim, que a atividade de Educação Patrimonial, seus conceitos e produções políticas específicas atendem a demandas históricas específicas de cada contexto social, econômico e histórico vigentes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-04-22T17:40:25Z No. of bitstreams: 1 LORENZON.pdf: 354752 bytes, checksum: 258d76b0c88096752d9c26cf1960bde6 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectPatrimônio históricopt_BR
dc.titleEducação patrimonial no programa "Mais Educação": políticas, sentidos e intencionalidadespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Processos Pedagógicos na Educação Básica

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