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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Butturi Junior, Atilio-
dc.creatorMoreira, Susie Silvana Barboza-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2019-04-23T15:51:09Z-
dc.date.available2019-04-23T15:51:09Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2808-
dc.description.abstractThis paper discusses and analyzes some issues regarding gender and sexuality present in the Portuguese textbooks. The methodology is divided in two stages; the theoretical part, which is based on the discursive construction of sexuality and the subject in Foucault's view, and the analytical, which observes the discursive regularities regarding gender present in three Portuguese textbooks, from grade, provided by PNLD, 2014, to the public elementary schools. After the studies, it was found that gender discrimination is strongly present in two of the analyzed books, as well as the use of sexist language, and only one of the texbooks described reflects on gender discrimination and sexism showing some caution in using images and text in which there's no predominance of male over female. In all the books examined nothing was said about homosexuality and family constitutions different from heteronormativity. It is concluded that textbooks show a discursive regularity about androcentrism, heteronomativity and the use of sexist language.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo busca discutir e problematizar algumas questões relacionadas ao gênero e à sexualidade presentes em livros didáticos de Língua Portuguesa. A metodologia será dividida em duas etapas; a teórica que tem como pilar a construção discursiva da sexualidade e do sujeito na visão de Foucault, e a analítica, que observa as regularidades discursivas sobre gênero presentes no corpus composto por três livros didáticos de Língua Portuguesa, 6º anos, disponibilizados pelo PNLD, 2014, às escolas públicas do Ensino Fundamental. Após os estudos, constatou-se que a discriminação de gênero está fortemente presente em duas das obras analisadas, bem como o uso da linguagem sexista e, somente um dos livros descritos apresenta alguma reflexão sobre a discriminação de gênero e o machismo demonstrado algum cuidado em não haver predomínio do masculino sobre o feminino nas imagens e texto utilizados. Em todas as obras examinadas há um total silenciamento sobre a homossexualidade e constituições familiares diferentes da heteronormatividade. Conclui-se que os livros didáticos apresentam uma regularidade discursiva acerca do androcentrismo, da heteronormatividade e uso de linguagem sexista.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-04-23T15:51:09Z No. of bitstreams: 1 MOREIRA.pdf: 924599 bytes, checksum: 564b0452a34161d37e9f4c6828a9fe57 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-23T15:51:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MOREIRA.pdf: 924599 bytes, checksum: 564b0452a34161d37e9f4c6828a9fe57 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGênerospt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectDiscriminaçãopt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleEscola para meninos: o discurso androcêntrico no livro didáticopt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Teorias Linguísticas Contemporâneas

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