Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2808
Type: Artigo Cientifico
Title: Escola para meninos: o discurso androcêntrico no livro didático
Author: Moreira, Susie Silvana Barboza
First advisor: Butturi Junior, Atilio
Resume: Este artigo busca discutir e problematizar algumas questões relacionadas ao gênero e à sexualidade presentes em livros didáticos de Língua Portuguesa. A metodologia será dividida em duas etapas; a teórica que tem como pilar a construção discursiva da sexualidade e do sujeito na visão de Foucault, e a analítica, que observa as regularidades discursivas sobre gênero presentes no corpus composto por três livros didáticos de Língua Portuguesa, 6º anos, disponibilizados pelo PNLD, 2014, às escolas públicas do Ensino Fundamental. Após os estudos, constatou-se que a discriminação de gênero está fortemente presente em duas das obras analisadas, bem como o uso da linguagem sexista e, somente um dos livros descritos apresenta alguma reflexão sobre a discriminação de gênero e o machismo demonstrado algum cuidado em não haver predomínio do masculino sobre o feminino nas imagens e texto utilizados. Em todas as obras examinadas há um total silenciamento sobre a homossexualidade e constituições familiares diferentes da heteronormatividade. Conclui-se que os livros didáticos apresentam uma regularidade discursiva acerca do androcentrismo, da heteronormatividade e uso de linguagem sexista.
Abstract: This paper discusses and analyzes some issues regarding gender and sexuality present in the Portuguese textbooks. The methodology is divided in two stages; the theoretical part, which is based on the discursive construction of sexuality and the subject in Foucault's view, and the analytical, which observes the discursive regularities regarding gender present in three Portuguese textbooks, from grade, provided by PNLD, 2014, to the public elementary schools. After the studies, it was found that gender discrimination is strongly present in two of the analyzed books, as well as the use of sexist language, and only one of the texbooks described reflects on gender discrimination and sexism showing some caution in using images and text in which there's no predominance of male over female. In all the books examined nothing was said about homosexuality and family constitutions different from heteronormativity. It is concluded that textbooks show a discursive regularity about androcentrism, heteronomativity and the use of sexist language.
Keywords: Gêneros
Sexualidade
Discriminação
Preconceito
Livro didático
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2808
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Especialização em Teorias Linguísticas Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MOREIRA.pdf902,93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.