Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2812
Tipo: Monografia
Título: Educação integral: da formação continuada às experiências vividas
Autor(es): Luz, Edite Ribeiro da
Primeiro Orientador: Loss, Adriana Salete
Resumo: O presente trabalho “Educação Integral: Da Formação Continuada às Experiências Vividas” propõe uma reflexão sobre a formação continuada de professores na perspectiva da Educação Integral em Jornada Ampliada, objetivando estudar, analisar e apresentar apontamentos teóricos e experiências adquiridas enquanto profissional da educação, nas dimensões da docência e da gestão. O estudo monográfico, na abordagem qualitativa, foi desenvolvido com base na metodologia bibliográfica e a partir dos registros por mim organizados durante o processo profissional. Assim, organizamos a monografia em: contextualização histórica da educação integral; o que dizem alguns teóricos referentes à formação continuada; e, as contribuições teórico-prática para propostas inovadoras de formação continuada, na perspectiva freiriana. Compreendemos que diante da sociedade contemporânea em constante transformação, do complexo cenário da educação brasileira e das múltiplas funções atribuídas à escola, o paradigma da educação integral emerge como possibilidade de transformação desse cenário. No entanto seguido por diversos desafios, em especial o da formação continuada dos professores, concebida como processo dinâmico e criativo, conectada às escolas, seus contextos e demandas e, dialeticamente relacionando teoria e prática construir a práxis. Assim entendida é possível apontar a formação continuada dos professores, como motor propulsor na construção do paradigma da educação integral que nos propomos ajudar a construir.
Abstract/Resumen: This paper "Integral Education: From the experiences Continuing Education" proposes a reflection on the continuing education of teachers in the perspective of Integral Education Extended Day , aiming to study, analyze and present theoretical approaches and professional experiences as education, on dimensions the teaching and management. The monographic study, a qualitative approach was developed based on bibliographic methodology and from the records held by me during the process professional. So we organized the monograph: historical contextualization of integral education, what some theorists regarding continuing education, and the theoretical and practical proposals for innovative continuing education, Freire's perspective on contributions. We understand that in the face of contemporary society in constant transformation, the complex scenario of Brazilian education and the multiple functions assigned to the school, the paradigm of holistic education emerges as the possibility of transforming this scenario. However followed by several challenges, in particular the continuing education of teachers conceived as dynamic and creative process, connected to schools, their contexts and demands and, dialectically linking theory and practice building praxis. Thus understood is possible to point out the continuing education of teachers, as a propeller in the construction of the paradigm of holistic education that we intend to help build.
Palavras-chave: Educação integral
Formação continuada do professor
Professor reflexivo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2812
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Integral

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUZ.pdf548,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.