Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2814
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Prsybyciem, Moises Marques-
dc.contributor.referee1Prsybyciem, Moises Marques-
dc.contributor.referee2Dartora, Vanderleia-
dc.contributor.referee3Santos, Dionei Rua dos-
dc.creatorVagtinski, Cleber Júnior-
dc.date2018-07-25-
dc.date.accessioned2019-05-03T12:51:44Z-
dc.date.available2019-05-03T12:51:44Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2814-
dc.description.abstractThe purpose of this study is to verify the contributions of popular knowledge in the teaching of Science in Field Education in the STS approach on the topic of canned food. The methodological approach developed is qualitative of an exploratory nature. In order to collect / construct the data, students from a state school in Aratiba / RS were used as sources of information. The instruments that were used for this collection / construction were a questionnaire and the students' production (folders). The results show that all students who participated in the research know or produce canned food (of vegetable and animal origin) for subsistence and income generation. This knowledge (popular knowledge) can be used for dialogue with scientific knowledge. Thus, canned food, specifically (from cucumber), can be a tool to relate science content to students' realities, discussing topics such as healthy eating, income generation for families through agroindustries, agroecological fairs and for population.pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso - TCC tem o objetivo de verificar as contribuições dos saberes populares no ensino de Ciências na Educação do Campo no enfoque CTS sobre o tema alimentação em conserva. A abordagem metodológica desenvolvida é qualitativa de natureza exploratória. Para a coleta/construção dos dados foram utilizados como fontes de informação os alunos de uma escola Estadual do campo no município de Aratiba/RS. Os instrumentos que foram utilizados para essa coleta/construção, foram um questionário e a produção dos alunos (folders). Os resultados mostram que todos os alunos que participaram da pesquisa conhecem ou produzem conserva de alimentos (de origem vegetal e animal) para subsistência e geração de renda. Esses conhecimentos (saberes populares) podem ser utilizados para o diálogo com o conhecimento científico. Assim, as conservas de alimentos, especificamente (de pepino) pode ser uma ferramenta para relacionar o conteúdo de Ciências com a realidade dos alunos, discutindo temas como alimentação saudável, geração de renda para as famílias por meio de agroindústrias, feiras agroecológicas e para a população em geral.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-04-23T17:45:37Z No. of bitstreams: 1 VAGTINSKI.pdf: 1384160 bytes, checksum: 8bc52385ce252a5b1fcf0bf73876570b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-05-03T12:51:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VAGTINSKI.pdf: 1384160 bytes, checksum: 8bc52385ce252a5b1fcf0bf73876570b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-03T12:51:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VAGTINSKI.pdf: 1384160 bytes, checksum: 8bc52385ce252a5b1fcf0bf73876570b (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectConservas alimentíciaspt_BR
dc.titleO ensino de ciências e os saberes populares no enfoque CTS sobre o tema alimentos em conservapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VAGTINSKI.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.