Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2816
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mohr, Naira Estela Roesler-
dc.creatorZucchi, Sidinei Luís-
dc.date2014-
dc.date.accessioned2019-05-03T12:51:57Z-
dc.date.available2019-05-03T12:51:57Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2816-
dc.description.abstractA school full time is the main strategy of the Federal Government in search of a Comprehensive Education in Brazilian public schools . And the Karate-do as an ancient martial art that develops the human being as a whole , also used in Physical Education as an educational sport. Can be used in schools with full-time , to supply deficiencies in the disciplinary development of students . The study aimed to look for assumptions that showed the Karate-do as an educational process in the design of Integral Education , aiming to human wholeness, and the construction of knowledge about the importance of Body Culture in society , with the prospect of assimilation and spread this knowledge for our students through school . The survey was conducted through a literature review in books and articles mostly . It was concluded therefore, that the Karate-do is directly related to the Integral Education in the pursuit of human wholeness, so that can be used as an educational process in schools with full-time operation.pt_BR
dc.description.resumoA escola em tempo integral é a principal estratégia do Governo Federal em busca de uma Educação Integral nas escolas públicas brasileiras. E o Karatê-Dô como uma arte marcial milenar, que desenvolve o ser humano como um todo, também usado na área da Educação Física como um esporte educacional. Podendo ser usado nas escolas com tempo integral, para suprir carências no desenvolvimento disciplinar dos educandos. O estudo teve como objetivo buscar pressupostos que mostrassem o Karatê-Dô como um processo educacional na concepção da Educação Integral, visando à integralidade humana, e a construção de conhecimento sobre a importância da Cultura Corporal na sociedade, com a perspectiva de assimilação e propagação desse conhecimento por nossos educandos através da escola. A pesquisa foi realizada através de uma revisão bibliográfica em livros e artigos na sua maioria. Concluiu-se dessa forma, que o Karatê-Dô relaciona-se diretamente com a Educação Integral na busca da integralidade humana, de modo que, pode ser usado como um processo educacional nas escolas com funcionamento em tempo integral.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-04-24T17:47:40Z No. of bitstreams: 1 ZUCCHI.pdf: 486361 bytes, checksum: 3696c812190f66d263ec8f090efcf127 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-05-03T12:51:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ZUCCHI.pdf: 486361 bytes, checksum: 3696c812190f66d263ec8f090efcf127 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-03T12:51:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ZUCCHI.pdf: 486361 bytes, checksum: 3696c812190f66d263ec8f090efcf127 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectArtes marciaispt_BR
dc.titleO Karatê-Dô como processo educacional para a integralidade do desenvolvimento humanopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Integral

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZUCCHI.pdf474,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.