Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2816
Type: Monografia
Título : O Karatê-Dô como processo educacional para a integralidade do desenvolvimento humano
Author: Zucchi, Sidinei Luís
First advisor: Mohr, Naira Estela Roesler
Resume: A escola em tempo integral é a principal estratégia do Governo Federal em busca de uma Educação Integral nas escolas públicas brasileiras. E o Karatê-Dô como uma arte marcial milenar, que desenvolve o ser humano como um todo, também usado na área da Educação Física como um esporte educacional. Podendo ser usado nas escolas com tempo integral, para suprir carências no desenvolvimento disciplinar dos educandos. O estudo teve como objetivo buscar pressupostos que mostrassem o Karatê-Dô como um processo educacional na concepção da Educação Integral, visando à integralidade humana, e a construção de conhecimento sobre a importância da Cultura Corporal na sociedade, com a perspectiva de assimilação e propagação desse conhecimento por nossos educandos através da escola. A pesquisa foi realizada através de uma revisão bibliográfica em livros e artigos na sua maioria. Concluiu-se dessa forma, que o Karatê-Dô relaciona-se diretamente com a Educação Integral na busca da integralidade humana, de modo que, pode ser usado como um processo educacional nas escolas com funcionamento em tempo integral.
Resumen : A school full time is the main strategy of the Federal Government in search of a Comprehensive Education in Brazilian public schools . And the Karate-do as an ancient martial art that develops the human being as a whole , also used in Physical Education as an educational sport. Can be used in schools with full-time , to supply deficiencies in the disciplinary development of students . The study aimed to look for assumptions that showed the Karate-do as an educational process in the design of Integral Education , aiming to human wholeness, and the construction of knowledge about the importance of Body Culture in society , with the prospect of assimilation and spread this knowledge for our students through school . The survey was conducted through a literature review in books and articles mostly . It was concluded therefore, that the Karate-do is directly related to the Integral Education in the pursuit of human wholeness, so that can be used as an educational process in schools with full-time operation.
Palabras clave : Educação integral
Educação física escolar
Artes marciais
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2816
Fecha de publicación : 2014
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação Integral

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ZUCCHI.pdf474,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.